sábado, 13 de agosto de 2022
Controle da natalidade

Serviços Públicos realiza a castração de 340 animais domésticos no São Carlos 8

Estavam previstas 400 cirurgias, porém 30 animais não tiveram condições de passar pelo procedimento

15 Jun 2022 - 12h25Por Redação
Serviços Públicos realiza a castração de 340 animais domésticos no São Carlos 8 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Defesa Animal, realizou no último fim de semana, dias 11 e 12 de junho, a castração de 340 animais domésticos (cães e gatos) na unidade móvel instalada no bairro São Carlos 8.

No total estavam previstas 400 cirurgias, porém 30 animais que estavam cadastrados no CADPETSãoCarlos, não tiveram condições de passar pelo processo cirúrgico por doenças pré-existentes.

Segundo Fernando Magnani essa foi a última etapa do primeiro semestre de 2022. “Já conseguimos castrar 1.971 animais por meio do CADPETSãoCarlos e os animais que estão agendados serão todos atendidos. A próxima etapa da castração será realizada em agosto”, disse Fernando Magnani, diretor de Proteção Animal.

Magnani também explicou porque as cirurgias somente terminaram duas horas após o previsto. “Desta vez tivermos muitas cadelas com piometra (infecção uterina) o que torna a cirurgia mais demorada e delicada. Os veterinários salvaram a vida de muitos animais que iriam certamente adoecer e morrer por causa da piometra no útero”, finalizou o diretor de Proteção Animal.

Mariel Olmo, secretário de Serviços Públicos, garantiu que em agosto será realizada mais uma etapa de castração em unidade móvel. “Também retornamos o agendamento de castrações por meio da Seção de Atendimento Técnico e Fiscalização do Departamento de Defesa Animal, localizado no Canil Municipal, na Água Fria. A sala de cirurgia foi totalmente reformada para a realização de cirurgias em cães e gatos que estão para adoção e mesmo para os procedimentos previstos em contratos ou convênios”, revelou Olmo.

Para fazer o agendamento do animal basta entrar no CADPETSãoCarlos, no site da Prefeitura e clicar no link http://servico.saocarlos.sp.gov.br/canil. Já o Canil e Gatil Municipal de São Carlos atende pelo  e-mail defesa.animal@saocarlos.sp.gov.br ou pelo telefone (16) 3374-3239. 

Além da castração, a equipe realiza a avaliação física, orientação e conscientização sobre para a posse responsável de animais domésticos.

Leia Também

Últimas Notícias