sábado, 27 de abril de 2024
Cidade

Secretaria de Educação realiza evento lítero-musical para relembrar a abolição da escravatura

08 Mai 2013 - 12h52

Em comemoração à Abolição da Escravatura no Brasil, a Secretaria Municipal de Educação realiza na próxima segunda-feira (13), às 19h45, no auditório Bento Prado Jr, no Paço Municipal (rua Episcopal, 1.575), o espetáculo "São Carlos mama África: um roteiro lítero-musical".

Com roteiro e texto do historiador Marco Antonio Leite Brandão e poemas e canções de Marco Brandão e Valdo da Silva, o espetáculo resgata, por meio de prosa, versos e canções, a presença do negro na história de São Carlos. Discorre desde a eventual existência de um quilombo, na região de Santa Eudóxia, até o período da abolição em 1888, passando, pela presença de associações organizadas pelos negros locais, como a Sociedade Beneficente Luis Gama, Sociedade 13 de Maio, Sociedade Recreativa Aliança e o Grêmio Recreativo Flor de Maio.

O espetáculo é gratuito e aberto à população, com ênfase para alunos e professores da educação de jovens e adultos do município. Segundo a assessora de projetos especiais da Secretaria de Educação e coordenadora do evento, Carmelita Maria da Silva Campos, a proposta é promover uma reflexão sobre a história dos afrodescendentes no Brasil e em São Carlos, a partir do público jovem adulto. "Com o apoio do Secretário, Carlos Alberto Andreucci, estamos trazendo esse evento que, por meio da arte, irá apresentar referências e personagens importantes da história do negro na cidade", comenta. Para Carmelita, falar de uma história com a qual o aluno se identifique, utilizando poesia e música, é algo prazeroso e que deve sensibilizar para a reflexão.

Leia Também

Últimas Notícias