quinta, 18 de abril de 2024
Solidariedade

Saúde de Dudinha se agrava e mãe faz campanha para comprar Neocate

Amigos organizam feijoada e pedem donativos e latas de leite; Bebê de dois anos sofre de alergia múltipla

17 Mai 2018 - 09h17Por Marcos Escrivani
Dudinha está internada no HC de Ribeirão Preto. Vamos ajudar? - Crédito: DivulgaçãoDudinha está internada no HC de Ribeirão Preto. Vamos ajudar? - Crédito: Divulgação

A pequena Maria Dudinha Eduarda teve seu estado de saúde agravado nesta semana. Ela está internada no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto com diarreia, vômitos e lesões na pele, já que ela sofre de alergia múltipla (Dermatite Tópica) e não pode se alimentar com ovos, soja, leite, entre outros.

A mãe Gracieli Santos da Silva acompanha Dudinha. Ela não pode trabalhar para cuidar 24h da filha. Humilde, reside em uma casa na rua Santa Isabel, na Vila Isabel.

Na manhã desta quinta-feira, 17, Gracieli (que está no HC) conversou com a reportagem do São Carlos Agora e não escondeu sua angustia. Ela afirmou que Dudinha se alimentava de uma fórmula especial denominada Pregomin (cuja lata custa em torno de R$ 190). Todavia, devido ao agravamento da saúde da pequena, os médicos optaram pelo Neocate (que custa em torno de R$ 250 a unidade). Sem condições financeiras, disse que está preocupada e com a ajuda de amigos iniciou uma campanha com o intuito de conseguir donativos para uma feijoada beneficente prevista para o dia 8 de julho na sede do São Carlos Esporte Center. Neste dia cantores irão se apresentar voluntariamente em um gesto solidário.

“Estou pedindo para que pessoas possam doar feijão preto, bacon, calabresa, paio, miúdos de porco. Assim poderei realizar a feijoada beneficente e com os recursos, irei comprar algumas latas de Neocate”, disse Gracieli.

PEQUENA GUERREIRA

A internação de Dudinha acontece pela segunda vez. Desde terça-feira, 15, está em um dos quartos da pediatria do HC e não tem data para ter alta. Neste dia ela fez 10 exames pela manhã e à tarde os médicos optaram pela sua internação, após analisarem os laudos.

Na próxima segunda-feira, 21, Dudinha passará por uma endoscopia com biopsia. Após o resultado, os médicos irão diagnosticar o porque da piora da saúde da pequena guerreira.

AUXILIO

Quem puder doar uma lata de Neocate para Dudinha poderão entrar em contato com Gracieli pelo fone 99180-6481.

O QUE É DERMATITE TÓPICA

A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópica, é uma doença crônica que causa inflamação na pele, resultando em lesões avermelhadas que apresentam crostas, coçam, descamam e às vezes ficam úmidas.

Geralmente, afeta indivíduos com história pessoal ou familiar de asma, rinite alérgica ou dermatite atópica, doenças conhecidas como “tríade atópica”. A partir de pesquisas recentes, descobriu-se que esse tipo de dermatite também pode surgir devido a defeitos genéticos em alguma proteína da pele, facilitando o aparecimento de inflamações. Apesar de poder ter causas genéticas, a dermatite atópica não é transmissível.

É mais comum na infância e pode desaparecer com a idade, assim como piorar. Sua incidência vem aumentando gradativamente, principalmente em regiões urbanas, chegando a acometer até 20% da população.

Nos bebês, as lesões se apresentam na face e nas superfícies externas dos braços e pernas, já em crianças mais velhas e adultos essas lesões aparecem principalmente nas dobras do corpo, como as dos joelhos, braços e pescoço. Em casos mais graves, as lesões podem acometer grande parte da superfície do corpo. (fonte: Minuto Saudável)

Leia Também

Últimas Notícias