sábado, 27 de abril de 2024
Cidade

Santa Casa de São Carlos agradece colaboração de doadores de sangue

21 Dez 2012 - 16h49

A Santa Casa de São Carlos através do Serviço de Hemoterapia  convocou  a população para  doar sangue em virtude do Dia Nacional do Doador de Sangue comemorado no mês passado e a resposta foi a melhor possível.

Segundo o levantamento da coordenação da campanha realizada durante um período de 5 dias, 225 doadores compareceram ao banco de sangue, sendo 177 aprovados. Esse número representou 36% do movimento do mês de novembro. Outro dado positivo apontou que no total de cadastros, 82 pessoas doaram sangue pela primeira vez, o que aumentou a cartela de doadores do Serviço de Hemoterapia da Santa Casa.

Agora, com o Natal e Ano Novo é muito importante conscientizar novamente os doadores potenciais para evitar a baixa nos estoques durante esse período de festas, pois existe um risco maior no volume de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue, em razão de acidentes.
A coleta de sangue é rápida e leva entre cinco e dez minutos. São coletados cerca de 450 ml de sangue. Mas antes o doador precisa passar por uma triagem.

Para ser doador é preciso seguir algumas recomendações: ter entre 18 e 65 anos e estar com boa saúde, pesar mais de 50 quilos, não consumir bebia alcoólica por 12 horas antes da coleta. Gestantes e mulheres que estão amamentando não podem doar.

 

Leia Também

Últimas Notícias