sábado, 27 de abril de 2024
Cidade

Sábado tem vacinação contra Raiva animal

Cães e gatos podem receber vacina contra a raiva nos dois próximos sábados

25 Jul 2012 - 14h46
0 - 0 -

A Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de São Carlos realiza nos dias 28 de julho e 4 de agosto (dois próximos sábados) mais uma etapa da campanha anual de vacinação contra a raiva animal, em pontos fixos e em alguns bairros. Na rotina as vacinas serão ofertadas gratuitamente até o final do ano pela Prefeitura no Canil Municipal.

O chefe da Divisão de Zoonoses da Prefeitura, Guilherme Marrara, explica que quando a pessoa possuir mais de 10 animais na residência ou o dono for idoso e não puder encaminhar o animal ao Canil, pode entrar em contato na Divisão de Zoonoses pelo telefone 3307-7405 para agendar a vacinação em domicílio.

No sábado (28), das 9h às 17h, as equipes de saúde vacinam cães e gatos nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Redenção, Antenor Garcia, Botafogo, Unidade de Saúde da Família do Cruzeiro do Sul, no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) do Cidade Aracy, no bar do Severino (rua Jerônimo Terra com rua Manoel Monteiro Gutierrez - Jardim Medeiros), na agropecuária HD (rua Vicente Laurito, n.º 37, no bairro Presidente Collor), na praça Ronald Golias, no Cidade Aracy, na Escola Estadual Jesuíno de Arruda, na Vila Prado, nas praças da igreja Santo Antônio e Castelo Branco.

Já no dia 4 de agosto também das 9h às17h, a imunização de cães e gatos acontece nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia, na sede do Corpo de Bombeiros na Vila São José, no CEMEI Julian Fauvel no Tijuco Preto, no Supermercado Santa Maria (avenida Capitão Luis Brandão com rua José Nazari, no bairro São Carlos 8), no Supermercado França no Jardim dos Coqueiros, nas Unidades de Saúde da Família do Jardim Tortorelli e Jockey Clube, nas Unidades Básicas de Saúde do Parque Delta e Santa Felícia e na Escola Estadual Bento Silva César, no bairro São Carlos 5.

Quem deve ser vacinado - Cães e gatos, acima de quatro meses de idade, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio devem ser vacinados. A aplicação da vacina é realizada com seringas e agulhas descartáveis. Cães dóceis devem estar com coleira e guia, devem ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina; somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los; crianças não devem levar os animais para vacinar; animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas; gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para que se evite fugas ou acidentes; animais doentes não devem ser vacinados (exemplos: animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades).

Leia Também

Últimas Notícias