sábado, 27 de abril de 2024
Materiais reutilizáveis

Rodson reinaugura Fábrica de Artefatos de Cimento e Usina de Reciclagem de Resíduos

Espaço utilizará mão de obra de pessoas do sistema prisional, promovendo a ressocialização aos reeducandos

27 Mar 2024 - 15h43Por Assessoria de Imprensa
Rodson reinaugura Fábrica de Artefatos de Cimento e Usina de Reciclagem de Resíduos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O presidente da Prohab, Rodson Magno, reinaugurou na manhã desta quarta-feira, 27, a Fábrica de Artefatos de Cimento e da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (FAC/URE) “Roberto Carlos Martinez”, localizada na Avenida Ayrton Salvador Leopoldino Júnior, 1586, no Conjunto Habitacional Waldomiro Lobbe Sobrinho.

Segundo Rodson, a URE pretende processar 250 toneladas por dia de resíduos sólidos que resultam da construção civil, e produzir bica corrida, pedras números 1 e 2 e areia. “O principal benefício da reativação da FAC/URE, é limpar a cidade com a retirada dos resíduos da construção civil, pois as pessoas jogam restos de tijolos, cimentos, e agora tudo será processado na fábrica, onde passarão por modelagem e serão transformados em bancos, mesa tampão para cemitério, pisos intertravados e bloquetes. É para isso que estamos trabalhando muito e em breve deve estar 100% em funcionamento. Gostaria de agradecer o Prefeito Municipal, Airton Garcia, e o Secretário de Governo, Netto Donato, pela oportunidade de estar a frente da Prohab como Presidente e poder mostrar meu trabalho. Também quero agradecer todos os funcionários da Prohab pelo profissionalismo e dedicação, o trabalho dos reeducandos da Penitenciaria 1 de Itirapina, além da presença de autoridades, secretários, diretores, amigos e toda a população”, ressaltou o Presidente da Prohab.

A Prefeitura utilizará a totalidade de produção de bica corrida (brita, pedrisco e pó de pedra) utilizada na pavimentação de estradas vicinais, ruas e na base para pavimentos. Já o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) usa a areia, assim como as secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Serviços Públicos, além de outras empresas da construção civil.

De acordo com Anselmo José de Campos Oliveira, Diretor da FAC/URE, a Prohab promoveu uma reforma completa em todos os prédios e máquinas, com fechamento por alambrados em volta de toda a planta e readequação elétrica desde o transformador de entrada até os quadros de comandos das máquinas.

Para a operacionalização também foi reafirmado o compromisso com a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso (FUNAP), ao utilizar mão de obra de pessoas do sistema prisional, promovendo a ressocialização e um aprendizado profissional aos reeducandos da Penitenciária 1 de Itirapina.

É importante destacar que a Usina de Reciclagem de Entulhos da Prohab já foi considerada modelo no tratamento de resíduos da construção na Rio + 20, a Conferência da Organização das Nações Unidas, maior evento mundial para discutir Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além da cidade receber um certificado pela prática desenvolvida em gestão sustentável. O trabalho da Usina também foi uma das 30 experiências selecionadas em 2012 para receber o prêmio “Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana” do Ministério do Meio Ambiente.

Leia Também

Últimas Notícias