sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Robôs reforçam participação do Brasil na Copa

Empresa de São Carlos leva pebolim eletrônico brasileiro para Johnnesburg

08 Jun 2010 - 12h58Por Redação São Carlos Agora

Times de robôs fabricados pela XBot de São Carlos (a 230 km de São Paulo) vão reforçar a atuação do Brasil na Copa do Mundo de Futebol na África do Sul. A tecnologia brasileira vai divertir os visitantes da competição com o RoboGol – um pebolim eletrônico do século XXI – que traz o melhor do futebol associado à tecnologia robótica para entreter jovens e adolescentes de ambos os sexos.

Durante a Copa, a empresa participa da Casa Brasil, em Johannesburg, uma das cidades sedes dos jogos. O evento tem por objetivo apresentar o Brasil para o público que visitará o país africano neste grande evento esportivo. Dentre as atividades, uma área foi reservada para projetos e produtos brasileiros envolvendo tecnologia e entretenimento.

O RoboGol é composto por dois times formados por um ou dois robôs controlados individualmente dentro de um campo eletrônico. Existe uma bola de golf para a realização da partida e o período do jogo pode ser controlado por tempo ou quantidade de gols marcados. O sistema tem sons de início e fim de partida, gol marcado e som durante a partida. Além disso, existe um display que marca o tempo de jogo e o placar da partida. Os robôs são ágeis, robustos e possibilitam movimentos rápidos. Eles são comandados por um joystick preso ao campo que é responsável pela direção e três botões que disparam o chute e giram o robô no seu próprio eixo tanto para direita quanto para a esquerda. O RoboGol possui autonomia contínua, pois é energizado pelo campo do jogo.

A XBot é primeira empresa brasileira criada para fabricação e comercialização de robôs móveis inteligentes para as áreas de educação e entretenimento. Desde 2007, a empresa já exibiu seus produtos robóticos em várias feiras e eventos pelo país e já vendeu seus kits para universidades e escolas técnicas de todo o Brasil. Para o ano de 2010, já estão em linha de produção onze campos de RoboGols e 42 robôs que serão entregues aos clientes até meados de agosto.

Leia Também

Últimas Notícias