sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Reflexão: dia mundial da tuberculose

23 Mar 2011 - 16h33

Dia 24 de março é o Dia Mundial da Tuberculose. Em São Carlos são cerca de 40 pacientes em tratamento de Tuberculose Pulmonar, na maioria dos casos são pessoas de baixa renda, dependentes alcoólicos ou usuários de drogas. Características estas que dificultam a adesão aos seis meses de tratamento necessários à cura da doença.

O objetivo da data é servir de reflexão e mobilizar a todos para a luta contra essa enfermidade. É o marco fundamental de uma campanha prevista para acontecer até o fim do ano, fator fundamental para a intensificação das ações de controle da doença.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada "Bacilo de Koch". A transmissão ocorre através do ar. Enfermos não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ar por meio de tosse, falando ou espirrando.

Os principais sintomas são: tosse (por mais de 15 dias), febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos como as meninges (meningite), ossos e rins.

Em São Carlos as Unidades de Saúde fazem medicação supervisionada, inclusive domiciliar. Em casos mais graves, o Programa de Tuberculose destina um profissional da equipe ao domicílio do usuário portador da doença.

Em casos de abandono de tratamento ou por condições precárias de vida do usuário como uso de drogas e não aceitação da medicação supervisionada, o Programa de Tuberculose tem por obrigação legal comunicar o judiciário e o paciente é internado compulsoriamente em hospital especializado.

É importante que os pacientes com tuberculose não interrompam o tratamento, para evitar o agravamento da doença e a contaminação de outras pessoas. A doença é curável e os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelas Unidades de Saúde do município.

Leia Também

Últimas Notícias