sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Programa Futuro Cientista da UFSCar realiza workshop sobre sustentabilidade

16 Dez 2011 - 15h02

O Centro de Ciências e Tecnologias para Sustentabilidade (CCTS), campus Sorocaba da UFSCar, realiza no próximo dia 19 de dezembro o primeiro workshop do Programa Futuro Cientista (PFC). Alunos das escolas estaduais Professor Joaquim Izidoro Marins e Doutor Júlio Prestes de Albuquerque realizarão a primeira mostra de trabalhos de clubes de ciências do PFC. Neste primeiro workshop os estudantes têm a oportunidade de apresentar trabalhos relacionados a produtos sustentáveis utilizados em residências, que foram confeccionados ao longo do segundo semestre.

O PFC é uma iniciativa do campus Sorocaba, que tem como objetivo principal descobrir futuros talentos para a Ciência. O Programa baseia-se principalmente nos princípios de redes neurais e em modelos construtivistas, permitindo a construção de uma metodologia de aprendizagem científica baseada na criação e na descoberta, concebendo de forma direta e indireta a troca conceitual, teórica e metodológica entre as diversas áreas da Ciência.

O Programa propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio. Atua em parcerias com escolas dos ensinos Médio e Fundamental, em que os alunos formam os chamados clubes de ciências que, sob a supervisão de um professor da escola, desenvolvem projetos dos mais variados temas. Além disso, cada escola participante conta com um Núcleo de Desenvolvimento Científico (NDC), formado por várias "células inteligentes", ou seja, futuros cientistas organizados na forma de um "clube de ciências". Mais informações sobre o PFC podem ser obtidos em www.futurocientista.net.

O Workshop acontece das 14 às 18 horas, no Auditório do edifício ATLab do campus Sorocaba da UFSCar, localizado na Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110, Bairro do Itinga. Mais informações pelo e-mail murillo@ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias