sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Pró-Memória oferece passeio para conhecer centro histórico nas férias

07 Jan 2011 - 17h03
0 - 0 -

A partir da próxima terça-feira (11) a população de São Carlos terá mais uma opção de lazer neste mês de janeiro: conhecer o centro histórico da cidade, sua história e seu patrimônio preservado. A iniciativa, realizada pela Fundação Pró-Memória por meio do projeto Percursos tem como objetivo oferecer, neste período de férias, passeios com duração de duas horas apenas na área urbana da cidade.

Segundo a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, as visitas serão feitas as terças e quintas-feiras no período da manhã. O trajeto iniciará às 9h na escola estadual Álvaro Guião e terminará às 11h na Estação Cultura, com um café para os participantes. “A implantação de um projeto permanente de visitação ao centro é uma meta que temos buscado com a organização e estruturação dos atrativos, valorização do nosso patrimônio cultural por meio da identificação dos imóveis, recuperação das praças e conservação do conjunto arquitetônico que compõe a área central. Este passeio que estamos oferecendo permitirá que os interessados visitem os prédios históricos da cidade como a Escola Estadual Álvaro Guião, o Palacete Conde Pinhal, o CDCC e muitos outros e também conheçam mais sobre nosso município”.

O Passeio

Com o tema “Percursos Especial de Férias: a cada passo, uma história sobre o centro de São Carlos”, a diretora presidente da Fundação explica que o trajeto será feito a pé. “Não é necessário nenhum tipo de veículo. Nós pedimos apenas que os interessados utilizem roupa leve, boné, tênis ou calçado confortável e que levem água e máquina fotográfica”.

Além das edificações, os visitantes também poderão conhecer um pouco da história de São Carlos através dos personagens históricos interpretados por artistas do Instituto Janela para as Artes, que é parceiro da Fundação Pró-Memória nessa atividade.

Para participar, os interessados terão que pagar uma taxa de apenas R$ 5,00. As pessoas com até 12 anos e com mais de 60 anos pagarão metade deste valor. A caminhada é recomendável para público a partir de oito anos.

De acordo com Ana Lúcia esse trajeto já foi realizado com vários grupos de estudantes universitários, servidores públicos e parte deste percurso também é feito por crianças das escolas municipais, através do projeto “São Carlos de Todos Nós”.

Leia Também

Últimas Notícias