sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Pianista internacional se apresenta no Teatro Municipal de São Carlos

18 Jun 2012 - 16h31
0 - 0 -

O Teatro Municipal de São Carlos receberá na próxima quarta-feira (20), um pianista brasileiro de sucesso internacional, Artur Cimirro. Sua apresentação, gratuita, faz parte do Projeto Quartas Alternativas, uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Artes e Cultura.

O artista, que está morando em São Carlos atualmente, apresentará um recital de piano solo com músicas virtuosísticas. Apresentar o virtuosismo no instrumento é o grande diferencial de Cimirro, motivo pelo qual sua carreira internacional deslancha de modo vertiginoso nos últimos anos.

A apresentação do pianista em São Carlos foi especialmente preparada para que ela possa incentivar a cultura erudita e demonstrar o porquê a arte feita com qualidade não possui fronteiras.

No mês anterior, o prefeito Oswaldo Barba, junto com o coordenador de Artes e Cultura, Almir Martins, recepcionou o pianista em seu gabinete e fez o convite para que ele divulgasse seu trabalho em São Carlos no Teatro Municipal. "É com muita honra que receberemos o pianista Artur Cimirro no Municipal. Ele, que já se presentou na Suíça, Alemanha, Polônia, Bulgária, Austrália, entre outros países, será mais um nome que teremos orgulho de falar que se apresentou na nossa cidade. Tenho certeza que ele encantará o público com seus arranjos e composições", disse Barba.

O pianista já recebeu diversos prêmios durante sua carreira. Artur foi o primeiro estrangeiro a ganhar na Polônia o "V Konkurs na Projekt Nagraniowy Zapomniana Muzyka Polska" com o projeto para gravação de CDs com a obra completa do compositor virtuose Carl Tausig.

Em 2009 a crítica musical o comparou aos maiores ícones da música virtuosística para piano como Liszt, Cziffra e Horowitz. Já em 2010 recebeu no Rio Grande do Sul o troféu "Bravo - Álvaro Godoy" em reconhecimento à sua trajetória como pianista no Brasil e no exterior.

Em 2011, Artur foi convidado pela Stuart & Sons Handcrafted Pianos para fazer gravações e recitais na Oceania, o resultado deste trabalho é o CD e DVD "Cimirro plays Stuart & Sons in Terra Australis".

O pianista possui um grande número de obras. Uma lista completa de seus trabalhos está disponível no site: http://www.arturcimirro.com.br.

O recital será nesta quarta-feira (20), às 20h, no Teatro Municipal "Dr. Alderico Vieira Perdigão", localizado na rua Sete de Setembro, nº 1.735, no centro.

Leia Também

Últimas Notícias