sábado, 27 de abril de 2024
Caos na saúde

Paciente relata sofrimento com dor de dente há três meses e espera por atendimento em São Carlos

27 Mar 2024 - 10h08Por Da redação
Consultório dentista - Crédito: divulgaçãoConsultório dentista - Crédito: divulgação

Há três meses, a auxiliar de serviços gerais Taynara Guedes de Souza, 23 anos, vive um calvário de dor de dente. A moradora de São Carlos,busca tratamento odontológico desde agosto de 2023, mas enfrenta uma série de obstáculos para conseguir atendimento.

Taynara precisa realizar tratamento de gengivite, limpeza bucal e extração do siso. Desde o ano passado, frequenta o posto de saúde do bairro onde reside, mas sempre recebe a mesma resposta: não há vagas disponíveis. Em outubro, finalmente conseguiu um agendamento, mas a consulta foi desmarcada no dia anterior por conta da aposentadoria do dentista.

A dor se intensificou em dezembro. Taynara recorreu à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) diversas vezes, tomando medicamentos e recebendo injeções para aliviar o sofrimento. A dentista do posto de saúde examinou Taynara e concluiu que a extração do siso é necessária, mas a paciente aguarda há três anos por esse procedimento. “Não aguento mais de dor”, desabafa Taynara. 

Outro lado

A paciente é atendida pela UBS Cidade Aracy, está sendo acompanhada pela profissional Cirurgiã Dentista da Unidade, o último atendimento foi em 19/03/24 e retorno agendado para hoje 27/03/24 às 13h.
Com relação aos atendimentos especializados, devido a período pandêmico, esses procedimentos foram paralisados, por esse motivo, houve atraso nos agendamentos levando a uma demanda reprimida. Informo que essa demanda está sendo atendida e que tem apenas dois pacientes na demanda local antes dela.

 

Leia Também

Últimas Notícias