Menu
quinta, 25 de fevereiro de 2021
Cidade

Oswaldo Barba e Newton Lima entregam projeto de ampliação do Córrego Monjolinho

17 Out 2012 - 19h00
Foto: Ricardo Borges - Foto: Ricardo Borges -

O prefeito Oswaldo Barba e o deputado federal Newton Lima (PT-SP), entregaram nesta quarta-feira (17), ao diretor de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Mário Dirani, o caderno definitivo do projeto de ampliação da vazão do córrego Monjolinho sob a Ferrovia, na região do Cristo. O projeto aguarda agora a aprovação do DNIT para o início do processo licitatório. A obra está orçada em R$ 5,3 milhões.

Segundo Oswaldo Barba, essa é a obra mais importante de combate às enchentes na região. “Temos recursos assegurados no orçamento da União deste ano, trabalho feito pelo deputado Newton Lima, e esperamos que o processo licitatório seja aberto ainda este ano, para que a obra seja realizada em 2013. Concluindo o nosso planejamento e execução do programa de combate às enchentes”, afirmou o prefeito.

De acordo com Newton Lima, a elaboração do projeto de combate às enchentes teve início no ano de 2001, quando assumiu a Prefeitura de São Carlos. Desde então, várias intervenções foram realizadas, especialmente no córrego Gregório, como o alargamento da passagem do córrego no cruzamento da rua José Bonifácio com a avenida Comendador Alfredo Maffei e com a rua Episcopal, na esquina do Mercado Municipal.

Ainda no governo Newton também foram executadas obras em frente ao Mercado e no Parque da Chaminé. Já no governo do prefeito Oswaldo Barba foram realizadas intervenções na ponte da rua São Joaquim e também defronte ao Mercado, onde a calha do córrego foi rebaixada. Está em andamento a canalização do córrego Gregório na região do Sesc e na Rotatória do Cristo, no encontro com o córrego Monjolinho.

“Eu e o prefeito Barba fizemos várias obras de alargamento do canal do córrego Gregório e com apoio do PAC, da presidenta Dilma, realizamos as obras da marginal até rotatória do Cristo, em fase de conclusão. Quanto à duplicação da passagem das águas do Monjolinho sob a linha férrea, fizemos várias tentativas junto ao governo do Estado e à empresa concessionária de trens de cargas, mas não tivemos sucesso”, explicou Newton Lima.

“A partir de 2006, como prefeito iniciei o processo de elaboração de engenharia para aumentar a vazão do Monjolinho sob a linha férrea com apoio do Ministério do Transporte do governo Lula. E, finalmente, como deputado federal consegui incluir a obra no orçamento da União deste ano com apoio da bancada paulista”, completou. A primeira etapa foi a desapropriação da passagem existente sob a linha férrea. Depois, foram feitos estudos para a duplicação da passagem do córrego. A galeria hoje existente no local tem mais de 60 anos e não suporta mais a vazão do córrego.

Newton lima também afirmou que esse é um passo decisivo no combate às enchentes no município de São Carlos.  “Esperamos que o DNIT abra o mais rápido possível o processo licitatório da obra, para que ela seja concluída antes do período de chuva do próximo ano, que acontece sempre no mês de novembro”, concluiu.

 

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias