sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Newton Lima participou de fórum de inovação na área de saúde

08 Ago 2011 - 14h17

O deputado Newton Lima (PT-SP) participou esta semana do Fórum Internacional da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Saúde em 2021. Ele foi o moderador da mesa de encerramento do encontro "O Mercado e o Complexo Industrial da Saúde em 2011 - Inovações em Produtos e Serviços".

Participaram da mesa o presidente da Interfarma e ex-governador do Rio Grande do Sul, Antonio Brito; o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Dirceu Barbado; o secretário municipal de saúde de São Paulo, Januario Montone; o diretor do Instituto Butantã, Jorge Kalil; Ana Maria Malik, da Fundação Getúlio Vargas; Roberto Padilha, do Hospital Sírio Libanês; Nestor Schor, professor titular de Nefrologia da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP e Sérgio Tufik, professor titular de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.

O encontro debateu a necessidade de transformar os trabalhos científicos em patentes; as dificuldades que os cientistas encontram nos processos da ANVISA; a projeção de crescimento do SUS para dar conta da demanda crescente por saúde; a dificuldade da saúde pública brasileira em garantir atendimento para toda a população constituída de 197 milhões de pessoas - sendo que destas, 46 milhões possuem planos de saúde privados - entre outros aspectos que envolvem o setor.

A previsão para 2021 é otimista, pois todos consideram que o país deverá continuar com um bom ritmo de crescimento, mas é necessário que os órgãos de saúde passem a praticar a transversalidade e que haja uma maior racionalidade, regionalizando os serviços de saúde em pequenos municípios.

O deputado Newton Lima avaliou o evento como "muito produtivo", pois foi um encontro entre a academia e os setores público e privado. "Houve um bom debate sobre a qualidade da saúde e o reconhecimento dos serviços prestados pelo SUS. E o mais importante, a consciência de que é urgente um aumento dos valores para o financiamento da inovação", disse.  

Leia Também

Últimas Notícias