sábado, 27 de abril de 2024
Cidade

Morre o professor e ex-vereador Wilson Wady Cury

04 Set 2012 - 16h03
0 - 0 -

A Câmara Municipal de São Carlos declarou luto oficial de 3 dias pelo falecimento do professor e ex-vereador Wilson Wady Cury, ocorrido nesta terça-feira (4), aos 75 anos.

Fundador e regente do Coral de Casais Encontristas da Catedral, casado há 47 anos com a professora e ex-presidente do Legislativo, Diana Cury, tinha três filhos (Cynthia, Cláudia e Wilsinho) e quatro netos (Giovanni, Gabriel, Paola e Lucas).

Wilson Wady Cury nasceu em 13 de maio de 1937 na cidade de Urupês (SP). Aos 11 anos de idade mudou-se com a família para São Carlos, cidade escolhida por seus pais, Wadih e Hend para morar, trabalhar e educar os quatro filhos: Wilson, Walter, Roberto e Jamil.

Estudou na Escola Dr.Álvaro Guião, onde fez o curso clássico e o curso de Magistério, tendo terminado em 1956. Graduado em Letras Neo-latinas e Ciências Pedagógicas, fez pós graduação em didática.

Fez curso de canto orfeônico na antiga escola  Católica de Campinas, hoje PUCCamp. Neste mesmo tempo cantava no orfeão são-carlense, tendo por mestres os maestros Andrelino Vieira e Olga Ferreira;  ali começou sua formação como regente.

 Em setembro de 1974, junto com sua esposa Diana Cury, iniciou o Coral dos Casais Encontristas, que até hoje enriquece a cultura de São Carlos. Foi regente deste coral tendo nele a importante participação de Dom Bruno Gamberini (falecido em agosto do ano passado).

Começou a lecionar francês em 1957 na Escola Julien Fauvel, em São Carlos. Também deu aulas nos municípios de Bocaina, Descalvado e Ibaté, onde também foi diretor da Escola Fúlvio Morganti.

Foi diretor da escola Jesuíno de Arruda e vice diretor da escola Coronel Paulino Carlos, onde se aposentou na rede oficial do Estado em 1998.

Na vida pública, candidatou-se a vice-prefeito em 1982 e elegeu-se vereador à Câmara Municipal de São Carlos, atuando na Legislatura de 1989 a 1992.

Entre 1985 e 2005 foi diretor da Asser/Unicep. Em 2004 recebeu do Centro Universitário Central Paulista (Unicep) o título de "Doutor Honoris Causa", por "suas ações em defesa do ensino de qualidade e por sua dedicada e incansável contribuição na formação de novas gerações de profissionais nas diferentes áreas do conhecimento".

Após velório na sala do Coral da Catedral de São Carlos a partir das 18h de terça-feira, haverá missa de corpo presente nesta quarta-feira às 10h.O sepultamento ocorrerá às 13h30.

Leia Também

Últimas Notícias