Menu
terça, 20 de abril de 2021
Cidade

Inscrições abertas para curso gratuito de desenvolvimento de jogos na USP

Ferramenta utilizada será o GameMaker Studio 2

16 Nov 2017 - 09h41
Inscrições abertas para curso gratuito de desenvolvimento de jogos na USP -

Os jogos eletrônicos têm atraído cada vez mais os profissionais da área de computação. Levando em consideração a importância desse setor para a economia e seu crescimento, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para um curso de desenvolvimento de jogos utilizando a ferramenta GameMaker Studio 2.

 A iniciativa é gratuita e acontecerá no próximo sábado e domingo, dias 18 e 19 de novembro, das 14 às 18 horas. Há 20 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até amanhã, sexta-feira, dia 17, ou enquanto houver vagas. Para participar, é preciso acessar o Sistema Apolo da USP neste link: icmc.usp.br/e/dde85.

O curso será focado no GameMaker Studio 2, uma das ferramentas mais conhecidas de desenvolvimento de jogos eletrônicos e de fácil aprendizado. Por isso, é necessário que os participantes levem seus notebooks com o software instalado (a versão gratuita pode ser obtida clicando aqui). É desejável que os participantes tenham conhecimento de lógica de programação.

Durante o curso, os participantes vão aprender sobre os componentes de um jogo e a programação de games, podendo aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos. Com o GameMaker, é possível organizar todos os recursos dos games em pastas dentro da ferramenta, incluindo editores de imagens, sons, scripts e fases. O GameMaker permite, ainda, salvar os recursos criados para que possam ser empregados em outros jogos ou fora do programa.

Sob coordenação do professor Fernando Osório, a atividade é uma iniciativa do grupo de extensão Fellowship of the Game (FoG), que é voltado ao estudo e desenvolvimento de jogos digitais. Quem vai ministrar o curso é o estudante William Ferreira, que cursa ciências de computação no ICMC e atua desde 2016 junto ao FoG. Ele possui experiência teórico-prática no desenvolvimento de jogos, participou de competições sobre o tema (Game Jams) e já ministrou o curso em outra oportunidade.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias