sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Inscrições abertas para curso de especialização em Gestão em Economia Solidária na UFSCar

13 Ago 2013 - 12h06

Estão abertas, até o dia 16 de agosto, as inscrições para o curso de especialização "Gestão em Economia Solidária", oferecido pelo Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O curso irá capacitar profissionais graduados nas mais diversas áreas de conhecimento para atuação junto à Economia Solidária como gestores públicos, implementando e executando políticas públicas a ela relacionadas, e agentes de apoio e fomento para atuar na incubação de empreendimentos solidários e suas diversas iniciativas.

Visando formar um profissional capaz de realizar análises de conjuntura e de estrutura, diagnóstico da realidade social, sistematização de experiências, planejamento de ações e avaliação de resultados, a metodologia de ensino do curso é baseada na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Mediante a ação participativa, na qual os alunos produzem conhecimento acadêmico a partir do contato com a realidade social e dos referenciais teóricos que embasam a forma de intervenção, o aprendizado se dará pela mobilização política e trabalho de base, pautados pelos princípios da educação popular e pela pedagogia da alternância.

Gestores públicos e agentes de apoio e fomento à Economia Solidária, bem como demais interessados em desenvolver atividades nesse campo de atuação, podem participar. Os interessados devem encaminhar para o email gecosol.numiufscar@gmail.com a ficha de inscrição, disponível no site da UFSCar, em www.ufscar.br, preenchida e assinada, uma cópia do diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação, currículo e uma carta de interesse.

Serão selecionados 20 candidatos mediante pontuação do currículo e análise da carta de interesse que justifique a intenção de realizar o curso. O resultado da seleção será divulgado de 19 a 23 de agosto e o início das aulas acontece no dia 31 do mesmo mês. O curso tem duração de 24 meses com carga horária de 512 horas, e as aulas acontecerão aos sábados.

O curso é gratuito, pois tem como princípio reduzir barreiras financeiras de acesso à formação em Economia Solidária. Mais informações no NuMI-EcoSol da UFSCar pelo telefone (16) 3351-8701 ou pelo email incoop@ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias