terça, 30 de abril de 2024
Dezembro foi o pior mês de 2018

Indústria fecha 550 postos de trabalho na região de São Carlos

25 Jan 2019 - 12h52Por Redação
Indústria fecha 550 postos de trabalho na região de São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O setor industrial fechou 550 postos de trabalho em dezembro de 2018 na região de São Carlos. O balanço realizado pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) leva em consideração o nível de emprego industrial nos 12 municípios que integram a Regional São Carlos. A variação ficou em -1,57%.

Dos 12 meses de 2018, quatro tiveram resultado negativo; três deles consecutivamente – outubro, novembro e dezembro. O primeiro mês do ano a apresentar variação negativa foi junho. Com os dados de dezembro, o acumulado no ano também foi negativo (-0,28%), representando uma queda de cerca de 100 postos de trabalho.

E comparando os meses de dezembro de 2018 e 2017, o cenário é semelhante, já que em dezembro de 2017 o resultado foi negativo em 1,66%. Segundo o Ciesp, a queda no final do ano já era esperada. No entanto, a expectativa para 2019 é que haja uma melhora no cenário nacional, o que deve gerar reflexos na região.

“Todos estão com grande expectativa para essa melhora que, mais do que desejada, é necessária. Nos últimos anos, vimos indústrias fechando ou pedindo arrego. Os reflexos da crise, aliás, foram para além da indústria. Basta olharmos os centros comerciais das cidades para vermos várias portas fechadas. Essa situação precisa mudar”, afirmou o diretor titular do Ciesp, Emerson Chu.

SETORES MAIS NEGATIVOS

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp São Carlos no mês de dezembro de 2018 foi influenciado pelas variações negativas de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-3,82%), produtos alimentícios (-1,56%), produtos diversos (-1,68%) e máquinas e equipamentos (-1,97%).

CONHEÇA O CIESP

O Ciesp reúne empresas industriais e parceiros ligados ao setor produtivo, dá suporte aos empresários e os representa junto à sociedade e aos governos municipal, estadual e federal. Frequentemente, promove estudos e debates sobre temas de interesse dos associados e é o responsável por levar as demandas do setor às autoridades.

A Regional de São Carlos compreende também Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado, Trabiju, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Analândia, Porto Ferreira, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição e Santa Rita do Passa Quatro. Em 2019, o Ciesp São Carlos completa 70 anos. Para saber mais detalhes, acesse o site: www.ciesp.com.br/saocarlos.

* Os gráficos abaixo demonstram a evolução da Diretoria Regional - São Carlos nos últimos 24 meses e a comparação do mesmo mês nos anos anteriores, respectivamente.

COMPARATIVOS COM ANOS ANTERIORES

Leia Também

Últimas Notícias