Menu
quinta, 21 de outubro de 2021
Dia Mundial da Segurança do Paciente

HU promove live sobre assistência segura no cuidado materno e neonatal

A atividade é gratuita e aberta a profissionais de saúde, estudantes e público em geral

16 Set 2021 - 08h41Por Redação
HU promove live sobre assistência segura no cuidado materno e neonatal - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na próxima sexta-feira, dia 17 de setembro, o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh/MEC) promove uma live sobre o tema "Aja agora para um parto seguro e respeitoso". A atividade é gratuita e aberta a profissionais de saúde, estudantes e público em geral. O evento será transmitido pelo YouTube a partir das 14 horas.
A atividade integra as ações realizadas em celebração ao Dia Mundial da Segurança Paciente (17 de setembro), instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores e o setor de saúde em defesa da segurança do paciente. No Brasil, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) com o objetivo geral de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, públicos ou privados. 
Anualmente, um novo tema é proposto para as ações do PNSP. Neste ano, a temática é "Segurança do paciente: Cuidado materno e neonatal seguro". Para Isabella Gerin de Oliveira Bomfim, chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HU, o tema deste ano é importante por considerar a significativa carga de riscos e danos aos quais as mulheres e recém-nascidos estão expostos frente a uma assistência insegura. "Esta situação foi agravada com a interrupção dos serviços essenciais de saúde causada pela pandemia da Covid-19. Por isso, essa campanha é ainda mais importante neste ano", afirma.
A live do HU será realizada das 14h às 15h30, com mediação de Isabella Bomfim, e terá como convidados Glaucimar Vilela Ferreira, enfermeira do HU-UFSCar, que conduzirá a palestra "Parto seguro e respeitoso", e Humberto Sadanobu Hirakawa, professor do Departamento de Medicina da Universidade, que abordará o tema "Segurança do paciente na assistência materna e neonatal".
O evento pode ser acompanhado pelo canal do HU no YouTube (www.youtube.com/HUUFSCar).

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias