sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Fundação Pró-memória abre cursos em São Carlos e Santa Eudóxia

10 Out 2011 - 11h10

A Fundação Pró-Memória de São Carlos abriu nesta semana as inscrições para os cursos de Cyber História, Organização de Documentos Pessoais, Conhecendo o Patrimônio Local, Marcenaria - Restauro e Reaproveitamento Móveis e Reinventando brinquedos tradicionais, Máscara Africanas, (Re) Educando o olhar e Teatro de Bonecos.

Todos os cursos estão sendo realizados gratuitamente. As inscrições para os cursos em São Carlos deverão ser feitas através do telefone (16) 3373-27-00 ou pessoalmente na Fundação Pró-Memória localizada na Praça Antônio Prado, s/n - São Carlos/SP. Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 18h.

Para os cursos em Santa Eudóxia as inscrições poderão ser feitas através do telefone (16) 3379-13-72 ou pessoalmente no Museu de Pedra "Tinho Leopoldino" localizado na Rua Cel. Joaquim Cintra com a Rua Rui Barbosa. Horário de atendimento: Terça a sábado, das 8h às 17h.
Confira todos os cursos:

SÃO CARLOS

Marcenaria
Restauro e reaproveitamento de móveis
Procura capacitar auxiliares em restauração de móveis, por meio de conhecimentos teóricos e práticos, gerando novas oportunidades de inserção produtiva no mercado de trabalho. O móvel antigo é um objeto potencialmente valorizado pelas suas qualidades estéticas e pelas qualidades de suas madeiras e componentes duráveis, podendo ser requalificado e transformado em novo objeto, útil e comercialmente valorizado.
Vagas: 10  alunos por turma | Início: 10/10
Turma 1: segundas, quartas e sextas, das 8h às 10h
Turma 2: segundas, quartas e sextas das 14h às 16h
A partir dos 14 anos
Local: Marcenaria da Estação Cultura

Reinventando brinquedos tradicionais
Propõe a visitação temática de antigos brinquedos tradicionais que eram feitos em madeira, revivendo desde a história do próprio brinquedo até as técnicas construtivas empregadas em sua fabricação, nos vários sistemas tradicionais de junções e encaixes entre peças que não poderiam faltar ao conhecimento de um bom marceneiro.
Vagas: 10  alunos por turma | Início: 10/10
Turma 1: segundas, quartas e sextas, das 10h às 12h
Turma 2: segundas, quartas e sextas das 16h às 18h
A partir dos 14 anos
Local: Marcenaria da Estação Cultura

Cyber história
Através da compreensão sobre o que é História e como ela produzida, o curso auxiliará seus participantes na leitura, seleção e manipulação dos dados e documentos disponíveis e que podem ser úteis para trabalhos escolares, projetos e para o conhecimento geral, com o uso da internet.
Vagas: 15 | Data: 19/10
Quarta, das 9h às 12h
Faixa etária: livre
Local: Telecentro da Estação Cultura

Conhecendo o patrimônio local
O curso visa introduzir conceitos teóricos sobre o patrimônio e oferece aos participantes a oportunidade de conhecer os edifícios que integram o Projeto Percursos.
Vagas: 20 | Data: 19/10
Quarta, das 9h às 12h (teoria) e das 14h às 17h (visitas ao patrimônio local)
Acima de 15 anos

Organização de documentos pessoais
Os documentos que guardamos em nossas casas (contas pagas, apostilas, documentos diversos), em nosso dia a dia podem ser melhor organizados. Esta é a proposta do curso de organização de documentos pessoais, ensinando ao aluno gerenciar seus documentos de maneira ordenada e organizada
Vagas: 20 | Início: 25/10
Terças, das 14h30 às 16h30
Acima de 14 anos
Local: Auditório da Estação Cultura


SANTA EUDÓXIA

Máscaras africanas
O objetivo desta oficina é a confecção de máscaras africanas feitas de papel marché sobre base de argila que será produzida sobre ela a estrutura em papel marché que depois será enfeitada de acordo com os elementos e cores referentes aquela personagem. Com as máscaras prontas em mãos, cada participante poderá recontar o mito, a partir do ponto de vista da sua personagem. Todo encontro procurará ser ambientado com músicas também de origem afro-brasileiras.
Vagas: 20
Turma 1 | início 1/10 - término 15/10
Turma 2 | início 22/10 - término 12/11
Sábados, das 8h às 12h
Local: Museu de Pedra Tinho Leopoldino
A  partir dos 12 anos

(Re) Educando o olhar
Este projeto tem como tema a utilização da fotografia como ferramenta para o incentivo de crianças e jovens, levando-os a refletir sobre os caminhos atuais da humanidade. Para isso será utilizando dinâmicas, vivências, técnicas de sensibilização, jogos, conceitos objetivos e subjetivos da fotografia com saídas fotográficas pelo ambiente escolar, para que (re) eduquem criticamente seus olhares.
Vagas: 20 | Início: 13/10
Quintas, das 13h às 17h
Local: Museu de Pedra Tinho Leopoldino
Livre

Cyber história
O curso de cyber história é destinado à estudantes, professores e interessados por História, que desejam usar a internet como fonte de pesquisa e informação. Através da compreensão sobre o que é História e como ela produzida, o curso auxiliará seus participantes na leitura, seleção e manipulação dos dados e documentos disponíveis na rede e que podem ser úteis para trabalhos escolares, projetos e para o conhecimento geral.
Vagas: 20 | Data: 18/10
Terça, das 9h às 12h
Local: Telecentro de Santa Eudóxia
Faixa etária: acima de 15 anos

Organização de documentos pessoais
Os documentos que mantemos em nossas casas (contas pagas, apostilas, documentos diversos), em nosso dia a dia podem ser melhor organizados. Esta é a proposta do curso de organização de documentos pessoais ensinando o aluno a gerenciar seus documentos de maneira ordenada.
Vagas: 20 | Início: 26/10
Quartas, das 9h às 11h
Local: Museu de Pedra Tinho Leopoldino
Acima de 14 anos

Conhecendo o patrimônio local
O curso visa introduzir conceitos teóricos sobre o patrimônio e oferece aos participantes a oportunidade de conhecer os edifícios que integram o Projeto Percursos.
Vagas: 20
Fase teórica: 20/10
Fase prática: 21/10 | visita aos prédios que fazem parte do Projeto Percursos.
Local: Museu de Pedra Tinho Leopoldino
Acima de 14 anos

O teatro de bonecos
A magia do teatro de bonecos passado de uma maneira simples e objetiva. Oficina de confecção de bonecos a partir de materiais recicláveis.
Vagas: 20 | Início: 14/10
Sextas, das 14h às 16h40
Local: Museu de Pedra Tinho Leopoldino
Livre

Leia Também

Últimas Notícias