sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Espaço Braille é selecionado entre 100 instituições do Brasil para receber material didático

11 Nov 2011 - 20h26

O Espaço Braille, que pertence ao Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da Prefeitura de São Carlos, foi uma das 100 instituições selecionadas em todo território nacional para participar do projeto "Brincar para Aprender" da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual Laramar.

"Brincar para Aprender" tem como objetivo contribuir para a alfabetização e a inclusão escolar e social de crianças e jovens com deficiência visual, em todo território nacional. Entre as instituições selecionadas está o Espaço Braille de São Carlos que recebeu manuais que facilitam a confecção de 110 jogos e brinquedos educativos; 9 protótipos de brinquedos, que facilitam o aprendizado pelo reconhecimento tátil, auditivo, olfativo e gustativo; e, para o aprendizado do Braille, dois livros e dois DVD´s Brincar Para Todos; além  de três revistas Contato.

Além destes materiais recebidos pela instituição, o Espaço Braille já possui 10 máquinas Braille, sendo que a última foi adquirida pela Prefeitura há um mês e materiais didáticos confeccionados pelos próprio professores do Espaço Braille que são usados nas aulas com os alunos. Entre os materiais confeccionados está a memória tátil, dominó de formas entre outros.

"Os professores confeccionam os trabalhos que serão usados na aula com os alunos. São materiais pedagógicos que incentivam a sensibilidade tátil dos alunos", explica Márcio Estevo, bibliotecário responsável pelo Espaço Braille. O Espaço Braille atende aproximadamente 40 pessoas com deficiência visual.

Cursos - Ao longo do ano de 2011, foram oferecidos cursos para professores de Educação Especial e pessoas da comunidade interessadas no tema. Entre os cursos oferecidos estão o de confecção de materiais pedagógicos que teve sua primeira edição em 2011 e como público alvo professores e educadores; curso de braile básico e avançado e curso de soroban básico e avançado, ambos abertos para a comunidade e o curso de mobilidade para os deficientes visuais. Estas atividades acontecem durante o ano todo e deverão ter as inscrições abertas em 2012. 

Leia Também

Últimas Notícias