sexta, 01 de julho de 2022
Melhorias fundamentais

Diretores da Acisc acompanham obras da Prefeitura

Durante a semana estiveram presentes em piscinões, dentre eles o da rua Itália (Travessa 8) na Vila Prado que poderá reter até 45 mil m3 de águas pluviais

22 Jun 2022 - 08h39Por Redação
Diretores da Acisc acompanham obras da Prefeitura - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) acompanhou nesta semana algumas obras da prefeitura, dentre elas os piscinões (reservatórios de amortecimento de cheias).

O presidente da Associação, José Fernando Domingues, em companhia de alguns diretores e, do vice-prefeito de São Carlos Edson Ferraz, passaram pelo piscinão e pelo sistema de microdrenagem de águas pluviais na rua Itália, na Vila Prado. O investimento é de R$ 2.593.807,19 com recursos do próprio município. O piscinão da Travessa 8 quando finalizado vai ter 222 metros de comprimento, 45 metros de largura e 4,2 metros de profundidade. A capacidade de retenção vai chegar a 45.000 m3 de águas pluviais.

O piscinão vai reter o excesso de água evitando que forme uma cachoeira no paredão da rua Joaquim de Evangelista de Toledo e no pontilhão da Travessa 8.

Com a finalização da obra o piscinão vai acumular o excesso da água da chuva captada em boa parte da Vila Prado e da Vila Pelicano, evitando que chegue no bairro Lagoa Serena, aliviando também, o volume de água no centro da cidade por meio do córrego do Simeão.

“Todas as obras que a Prefeitura está fazendo vão amenizar as consequências das enchentes, inclusive a pavimentação e drenagem do Parque São José”, afirma Edson.

Para a Acisc estas obras são de suma importância uma vez que as enchentes afetam todo o comércio local da baixada de forma avassaladora.

“Estamos acompanhando de perto todas estas obras pois elas são fundamentais para o desenvolvimento do nosso comércio e indústria”, conclui Zelão.


O reservatório de retenção de águas pluviais, na região da CDHU, localizado próximo ao prédio da Exposhow, local onde funciona a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento também foi visitado. Construído após assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que envolve a MRV Engenharia e a Prefeitura de São Carlos, a capacidade do piscinão é de 108 mil metros cúbicos de água, com 6 metros de profundidade.

Com um investimento R$ 1.231.076,00, o reservatório está sendo finalizado, e depois de pronto, a previsão é de diminuir em 15% o volume de água que chega na região central da cidade e na própria CDHU.

“Como membro desta atuante Diretoria da Acisc, em visita a duas obras de grande relevância para a nossa querida São Carlos, fiquei muito impressionado e contente com o bom andamento das mesmas. A visita, que fizemos a convite do brilhante Vice Prefeito, Edson Ferraz, foi aos 2 Piscinões que estão sendo construídos no CDHU e outro na Vila Prado, obras estas de grande importância para a cidade, mas muito mais importante para os Comerciantes de nossa baixada. Esta visita, com a Diretoria da Acisc e alguns comerciantes foi de grande valia para que pudéssemos ver o que a Prefeitura e seus parceiros estão fazendo, para ao menos minimizar os problemas das enchentes na região do Mercado Municipal. Portanto só tenho que parabenizar o atual Prefeito Ayrton Garcia e seu Vice, Edson Ferraz pela Gestão Transparente, Eficiente e Eficaz”, conclui Mozart Pedroso, vice Presidente da Acisc.

Leia Também

Últimas Notícias