sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Confira a programação do festival Contato

11 Out 2012 - 14h36
0 - 0 -

Na próxima segunda feira, dia 15 de outubro, começa a 6ª Edição do Festival Multimídia Colaborativo CONTATO.  O Festival é um projeto da Universidade Federal de São Carlos que fomenta o cenário cultural da cidade e região central do Estado de São Paulo. Neste ano o festival traz o tema "Futuros Criativos", buscando dialogar com as diversas tendências  sociais, ambientais e culturais que foram e são pauta no ano de 2012.

O evento trará atividades de formação livre como Oficinas, Workshops, Debates Livres e Palestras, assim como eventos culturais como exibição de filmes, espetáculo de dança e muitos shows no Palco CONTATO, que ficará na Praça do Mercado Municipal de São Carlos, nos dias 20 e 21 de Outubro.

Este ano, integrada a programação do Festival, São Carlos receberá a etapa regional do Congresso Fora do Eixo, que fundamentado em metodologias de formação livre, tem como proposta compartilhar  os conhecimentos e trabalhos desenvolvidos na rede Fora do Eixo para fomentar e suprir necessidades e especificidades dos coletivos de cada região, preparando-os para o Congresso Nacional (a ser realizado em dezembro - 2012, no Rio de Janeiro).

Como destaques da semana temos na segunda-feira o Espetáculo de Dança Contemporânea e Aéreos Circences "Vira Lata do Lixo", com a Cia. Ló Guimarães. O espetáculo traz uma mensagem ambiental e poetica através da performance de dança, que acontecerá no Teatro Florestan Fernandes da UFSCar e terá entrada franca.

Na terça-feira o destaque fica para o lançamento do Projeto GIRO - Gestão Integrada de Resíduos Orgânicos. O projeto é organizado pelos grupos Veracidade e Festival CONTATO, com apoio da Coordenadoria do Meio Ambiente. O lançamento acontecerá no contexto do debate "Cidades em Transição - CONTATO Verde em ação" que acontecerá na Cúpula Geodésica construída na frente da Rádio UFSCar (Área Norte do campus da UFSCar), a partir das 19h.

Quarta-feira é dia de audiovisual e o destaque será Noitão Futuros Impossíveis. A sessão será uma parceria com o CineUFSCar, com 3 filmes de ficção científica que mostram projeções de futuros da humanidade que nos farão pensar sobre nossa realidade. A comédia francesa "Turista Espacial", de Coline Serreau; o épico clássico "Daqui Cem Anos" de H.G.Wells e diração de William Cameron Menzies e a animação japonesa "Paprika", de Satoshi Kon compõem a programação da noite. O Noitão será no Teatro Florestan Fernandes da UFSCar, a partir das 19h, e o transporte do público após as sessões estará garantido pela equipe do Festival.

Na quinta-feira o CONTATO se volta para as atividades de Arte Eletrônica. Serão projeções mapeadas, música eletrônica, rodas de conversas sobre fotografia e artes visuais, além de uma ação em parceria com o NOMADS.USP, de São Carlos. A noite acontecerá uma grande festa no Banana Brasil - a edição #36 do Baile Tropical, promovida pelo DJ Partrick TOR4 (Recife) com a participação internacional do  DJ João Brasil, que levou as mixagens de hits mundiais e música brasileira para Londres e volta com seus sucessos para o Festival, e também com o DJ Gringo, pesquisador, produtor e apresentador do Programa do Gringo, da Radio UFSCar.

Sexta-Feira o destaque será o encontro do Grupo de Trabalho para Articulação do Arranjo Criativo da Cultura do Estado de São Paulo, que como o próprio nome já indica promoverá a interlocução entre produtores, artistas, coletivos e todos interessados em discutir uma estrutura para a troca de tecnologias e fluxos de produtos, artistas e produtores pelo interior do estado.

No fim de semana as atividades migrarão para Praça do Mercado Municipal da Cidade. A IV Feira de Economia Solidária, que este ano terá representação de quatro estados, com 43 barracas de produtos, serviços e alimentação, acontecerá a partir das 10h. A partir das 14h o Contatinho, que estará instalado na Praça dos Voluntários (ao lado da Pça. do Mercado) trará atividades para as crianças de todas as idades, como contação de histórias, yoga, oficinas e apresentações artísticas. Também teremos o ponto do CONTATO Verde com diversas atividades de educação ambiental e de práticas sustentáveis que acontecerão na Cúpula Geodésica - estrutura de bambu, montada pelo Festival como uma das novidades que mudarão a configuração da praça durante o final de semana.

A partir das 14h começam nossas atrações musicais. No sábado se apresentarão no palco Contato as bandas:

  • Discotecagem Independência ou Marte
  • GanjaGroove Sound System - grupo formado por músicos, cantores e produtores amantes da música jamaicana que, através de eventos culturais e sociais procura trazer a todos informação, cultura e cidadania.
  • Mahmundi - projeto da Carioca Marcela Vale que mistura o pop à batidas eletronicas de um jeito retrô, dialogando com a musica brasileira. Lançou seu EP "Efeito das Cores" neste ano e já está bombando com milhares de downloads em sua página na internet.
  • Supercordas - banda de Rock psicodélico e Folk que após 6 anos do sucesso do álbum "Seres Verdes ao Redor" volta com "A Mágica Deriva dos Elefantes", mais pesado e cheio de distroções do que seu antecessor, que encanta por suas melodias e letras cheias de significados.
  • Macaco Bong - Banda independente de rock instrumental que estourou na mídia músical com seu novo cd "This is Rolê" disponível para download gratuito em sua página na internet. A banda que já tocou no 2º CONTATO volta aos palcos com nova formação e um som ainda surpreendente.
  • Mundo livre S/A - para fechar a noite de Sábado a famosa banda pernambucana vai trazer seu rock, samba e manguebeat para fazer todo mundo dançar com os sucessos de seu último cd "Novas lendas da Etnia de Toshi Babaa".

No domingo o palco  se latiniza com apresentações Internacionais:

  •  DJ Caixa Preta
  • GanjaGroove Sound System - grupo formado por músicos, cantores e produtores amantes da música jamaicana que, através de eventos culturais e sociais procura trazer a todos informação, cultura e cidadania.
  • Morbo y Mambo - Banda de música instrumental Argentina que mistura  Funk, AfroBeat, Stoner Rock e Dub Step.
  • Chico Correa Eletronic Band - projeto do músico de João Pessoa, que mistura diversos rítmos musicais como rock, funk, bossa nova, baião, samba de coco, jazz, jungle, trip hop e dub.
  • Felipe Cordeiro - O grande produtor e precursor da onda pop e Brega do Pará. Kitsch Pop Cult é o primeiro disco de Felipe Cordeiro enquanto artista (cantor/músico/compositor). Disco que tem como pretensão última relativizar noções, como as de "alta cultura" e "cultura pop". O disco promove "elos" improváveis no mundo pop, o que garante à sua musica um caráter idiossincrático e inventivo. Referencias que vão desde o underground paulistados 80'( a vanguarda de Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé e Luiz Tatit são muito presentes), passando pelo flash brega, pelo carimbó/lambada de mestre Pinduca e Alípio Martins, até o atual eletromelody das aparelhagens alucinógenas de Belém.
  • Cuban Beats All-Stars, Direto de Cuba para fechar as atividades do festival, os músicos da Banda Orishas, o percussionista Vladimir Nuñez e o DJ Tillo se juntam com o baixista Nelson Palacios para trazer os grandes sucessos da banda, assim como de toda música cubana, de uma forma moderna e repaginada. A experiência do show deles já foi elogiada em diversos paises e chegou a hora do Brasil dançar junto em uma grande turnê que começará com muito orgulho na cidade de São Carlos, no festival CONTATO.

Leia Também

Últimas Notícias