sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Colóquio sobre os desafios na escolarização de alunos com Síndrome de Down acontece na UFSCar

24 Ago 2012 - 16h36

No dia 17 de setembro, acontece na UFSCar o "II Colóquio sobre Trabalho Pedagógico na Educação Especial: Desafios na Escolarização de Alunos com Síndrome de Down". O evento, destinado a professores, estudantes da área e demais interessados, tem o objetivo de, além de debater a produção de conhecimento acerca da educação de alunos com Síndrome de Down, mapear as pesquisas realizadas com essa temática, bem como analisar as condições de escolarização desses alunos.

Através de palestras, debates, e mesas de discussões, especialistas renomados, pesquisadores e estudantes da área, famílias de portadores, além de jovens e adultos com Síndrome de Down, participarão do Colóquio. A programação também conta com uma apresentação cultural dos alunos da ?Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Carlos.

A docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria Sylvia Carneiro, ministrará a palestra "Escolarização de alunos com Síndrome de Down". Já Fabiana Cia, docente do Departamento de Psicologia (Dpsi) da UFSCar, conduzirá a mesa-redonda "Família e escolarização de pessoas com Síndrome de Down", abordando a importância do envolvimento dos pais na relação família-escola. Também participam dessa mesa mães de portadores da Síndrome que fazem parte da Rib Down (Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto), uma ?entidade civil de interesse público que tem como objetivo a inclusão das pessoas com Síndrome de Down em todos os níveis da sociedade.

Doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar e graduandos com pesquisas na área, como por exemplo sobre adaptação curricular, irão compor uma mesa de discussão sobre "Pesquisa e Ensino com Síndrome de Down". Portadores da Síndrome, integrantes do projeto de extensão da UFSCar "Jovens e adultos com Síndrome de Down: O direito à participação social", que acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara, também estarão trocando experiências através de relatos. ?

As inscrições para o Colóquio, que podem ser realizadas até o dia do evento, custam R$ 5. O valor deve ser depositado no Banco do Brasil, agência 6592-7, conta corrente 6169-7, em nome de Lais Paloma de Oliveira, e o comprovante do depósito e nome completo do inscrito deve ser enviado para coloquiosd2@yahoo.com.br.

O evento é uma realização do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação / Educação Especial (LEPEDE'Es) e tem início às 8 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, localizado na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8361.

Leia Também

Últimas Notícias