sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Cemei João Muniz implanta horta no projeto Brincar e Construir

23 Mar 2016 - 12h49Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O plantio de hortaliças agora faz parte da rotina da maioria dos 309 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) João Muniz, localizado no bairro Cruzeiro do Sul. Nesta terça-feira, 22, eles iniciaram o plantio de uma horta escolar, onde vão aprender a cuidar de itens que fazem parte da alimentação e também receber orientações de cunho ambiental.

A ação faz parte de o projeto "Brincar e construir: meu futuro sustentável", já desenvolvido na escola com a implantação de brinquedos e floreiras feitos de maneira sustentável, a partir de pneus para descarte. Todos os pneus foram pintados e depois recortados de forma que não acumulem água.

O prefeito Paulo Altomani (PSDB), acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-vos, Alice Altomani, do vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo, do secretário de Educação, Douglas Marangoni, do vereador Maurício Ortega, da diretora da escola, Marcela Roberta Ferreira, da educadora Terezinha Fátima Picole, coordenadora dos trabalhos artísticos da escola, de funcionários, alunos e pais, participou do início do plantio de hortaliças na horta escolar.

Marcela Roberta Ferreira, diretora da escola, agradeceu o trabalho realizado por todos os parceiros, em especial da educadora Terezinha Fátima Picole. "Graças a esse projeto os nossos alunos poderão cuidar da horta, regando e acompanhando o crescimento e desenvolvimento das plantas. As crianças trabalharão em grupo e observarão como a natureza age", disse a diretora.

O pai Ivan Lucas Gonçalves disse a reportagem do São Carlos Agora que o projeto ira ajudar na formação educacional e pessoal dos alunos e que o prefeito Altomani esta de parabéns por implantar esse projeto

Para o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo, a partir desse projeto os alunos podem obter melhores hábitos alimentares. "As crianças vão acompanhar o plantio, vão cuidar das hortaliças e depois podem levar para casa, incentivando o consumo de alimentos saudáveis".

O vereador Maurício Ortega disse que vai propor um projeto de lei para que as ações e atividades do "Brincar e construir: meu futuro sustentável" seja desenvolvido em todas as unidades da rede municipal. "Certamente é um projeto que deve servir de exemplo para toda rede de ensino".

"Como as primeiras noções sobre alimentação e socialização são desenvolvidas na infância, este é o melhor momento para que este tipo de pedagogia possa ser utilizado", garante o secretário Douglas Marangoni.

"Nós entendemos que é bastante importante para a educação das crianças o cuidado com o meio ambiente, assim como, para nosso país. Dentro dessa atividade, nós levamos a cultura do plantio de verduras para a alimentação nas escolas. O trabalho dessa Cemei deve servir de exemplo para todas as escolas do município", avalia o prefeito Paulo Altomani, agradecendo o trabalho de todos.

Os canteiros da horta escolar foram feitos no pátio da escola com a utilização de garrafas PET.

Leia Também

Últimas Notícias