Menu
sábado, 31 de julho de 2021
Cidade

Autoridades de Saúde de Sumaré conhecem UPA Vila Prado

15 Fev 2012 - 17h20
0 - 0 -

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré estiveram em São Carlos nesta quarta-feira (15) para conhecer o trabalho desenvolvido pela UPA da Vila Prado. Os visitantes foram recepcionados pelo diretor do Departamento de Atenção do Cuidado Hospitalar Francisco Néo e pela supervisora da UPA, Regiane Figueira.

A equipe de Saúde de Sumaré, formada pelo secretário de Saúde José Eduardo Borroul, os diretores Mauricio Saurin (Assistência a Saúde) e Francisco de Assis Furtado Soares (Administrativo), a enfermeira Myriam Roja e a coordenadora de Urgência e Emergência Vânia Cruz conheceu o sistema de acolhimento e classificação de risco com protocolo de atendimento, a regulação médica coordenada pelo SAMU, e a retaguarda hospitalar de atendimento da cidade como Hospital-Escola Municipal "Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci" e a Santa Casa. Em Sumaré os casos mais graves precisam ser levados para Campinas.

Capacitação - Os profissionais de Saúde de Sumaré visitaram também o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da UPA da Vila Prado onde acontecem as capacitações contínuas dos profissionais de saúde.

No NEU os visitantes compreenderam toda a logística de atendimento, desde a abordagem inicial do paciente na porta de entrada da UPA até a consulta médica. A equipe assistiu também a um vídeo onde puderam conhecer todo o processo de construção da UPA 24h, feito por meio de gestão participativa da população e equipe de trabalho e conheceram os dados estatísticos de atendimento. A UPA da Vila Prado atende em média 400 pacientes /dia.

http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/imagens/6-upa-1_site_s300.gifO secretário de Saúde de Sumaré, José Burroul, explicou que esteve em São Carlos porque está implantando uma UPA em Sumaré e precisava conhecer o layout e o funcionamento da UPA de São Carlos.

"O sistema de acolhimento e a humanização do atendimento feito pela UPA de São Carlos me impressionou, é excelente isso aqui, coisa de primeiro mundo, se nós conseguirmos atingir isso lá em Sumaré será motivo para feriado", elogiou o secretário de Saúde de Sumaré.

Franscico Néo, diretor do Departamento de Atenção do Cuidado Hospitalar em São Carlos, enfatizou que a troca de experiências entre o trabalho realizado em municípios diferentes "foi um dos pontos mais importantes da visita da equipe de Sumaré porque vai contribuir na melhoria de procedimentos".

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias