sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Autoridades de Saúde de Sumaré conhecem UPA Vila Prado

15 Fev 2012 - 17h20
0 - 0 -

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré estiveram em São Carlos nesta quarta-feira (15) para conhecer o trabalho desenvolvido pela UPA da Vila Prado. Os visitantes foram recepcionados pelo diretor do Departamento de Atenção do Cuidado Hospitalar Francisco Néo e pela supervisora da UPA, Regiane Figueira.

A equipe de Saúde de Sumaré, formada pelo secretário de Saúde José Eduardo Borroul, os diretores Mauricio Saurin (Assistência a Saúde) e Francisco de Assis Furtado Soares (Administrativo), a enfermeira Myriam Roja e a coordenadora de Urgência e Emergência Vânia Cruz conheceu o sistema de acolhimento e classificação de risco com protocolo de atendimento, a regulação médica coordenada pelo SAMU, e a retaguarda hospitalar de atendimento da cidade como Hospital-Escola Municipal "Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci" e a Santa Casa. Em Sumaré os casos mais graves precisam ser levados para Campinas.

Capacitação - Os profissionais de Saúde de Sumaré visitaram também o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da UPA da Vila Prado onde acontecem as capacitações contínuas dos profissionais de saúde.

No NEU os visitantes compreenderam toda a logística de atendimento, desde a abordagem inicial do paciente na porta de entrada da UPA até a consulta médica. A equipe assistiu também a um vídeo onde puderam conhecer todo o processo de construção da UPA 24h, feito por meio de gestão participativa da população e equipe de trabalho e conheceram os dados estatísticos de atendimento. A UPA da Vila Prado atende em média 400 pacientes /dia.

http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/imagens/6-upa-1_site_s300.gifO secretário de Saúde de Sumaré, José Burroul, explicou que esteve em São Carlos porque está implantando uma UPA em Sumaré e precisava conhecer o layout e o funcionamento da UPA de São Carlos.

"O sistema de acolhimento e a humanização do atendimento feito pela UPA de São Carlos me impressionou, é excelente isso aqui, coisa de primeiro mundo, se nós conseguirmos atingir isso lá em Sumaré será motivo para feriado", elogiou o secretário de Saúde de Sumaré.

Franscico Néo, diretor do Departamento de Atenção do Cuidado Hospitalar em São Carlos, enfatizou que a troca de experiências entre o trabalho realizado em municípios diferentes "foi um dos pontos mais importantes da visita da equipe de Sumaré porque vai contribuir na melhoria de procedimentos".

Leia Também

Últimas Notícias