sexta, 26 de abril de 2024
Saúde

Ambulatório de oftalmologia da santa casa corre o risco de ter mutirão cancelado em julho

29 Jun 2018 - 13h38Por Redação
Ambulatório de oftalmologia da santa casa corre o risco de ter mutirão cancelado em julho - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na próxima semana deve acontecer uma reunião com representantes da Secretária de Saúde, do Ambulatório de Oftalmologia coordenado pelo médico Celso Davi Lopes e também da Provedoria da Santa Casa.

Essa reunião já era para ter ocorrido, mas não foi possível devido a agenda apertada do Secretário de Saúde Marcos Palermo.

Já houve uma reunião na secretaria de saúde na semana passada com a participação do secretário Marcos Palermo, da supervisora do ambulatório de oftalmologia da Santa Casa Chrislaine Barbosa e de Rosana Moreira do setor de regulação. Na pauta foram tratados assuntos referentes ao corte de verbas para o ambulatório, falta de colírios para os pacientes com glaucoma e o objetivo maior definir uma data para o próximo mutirão, além de saber a real situação desse serviço que já atendeu mais de 7 mil pessoas, a maioria com idade avançada e carentes.

Segundo o secretário de Saúde o corte de verbas de R$ 120 mil para R$ 46 mil é uma decisão da gestão municipal e não envolve o repasse de verba federal que continua com as mesmas regras e valores dos mutirões passados. Com esse valor a supervisora do ambulatório foi taxativa: “não podemos com essa verba nem ao menos fazer os exames e os acompanhamentos necessários quanto mais operar quase 120 pessoas como vinha ocorrendo anteriormente, número esse que muitas vezes chegou a 220 pacientes com problemas de catarata, pterígio, retina ou glaucoma”, ressaltou.

Desde 2012 o Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa conseguiu com suas atividades e serviços beneficiar a população com uma equipe de alto padrão e equipamentos de ponta. Até mesmo cirurgias plásticas realizadas pela médica Iracema Moribe foram realizadas também de forma gratuitas bancadas pela equipe médica do ambulatório. Tudo isso levou o ambulatório a receber o título da cidade Referência em cirurgias de catarata.

No ano passado porém, houve rumores que o ambulatório seria desativado e o serviço passaria a ser feito na cidade de Araraquara. Houve uma mobilização de muitas pessoas e da própria Câmara Municipal contra essa decisão que surgiu do nada, pois não foi avaliado com critério todos os serviços que o ambulatório já havia feito em prol da população.

Agora nessa nova gestão municipal parece que o serviço prestado não está sendo valorizado novamente e os motivos são desconhecidos, mas devem correr nos bastidores da política com justificativas infundadas.

A Câmara Municipal de São Carlos foi alertada sobre essa grave situação com alguns membros da comissão de saúde e também com a presença do vereador Roselei e da vereadora Cidinha do Ancológico que desconheciam os problemas enfrentados e a possibilidade de cancelamento do mutirão e da verba já comprometida em anos anteriores. Cabe aos vereadores se mobilizarem e através de requerimentos convocarem se necessário como está parecendo o secretário de saúde e outros representantes para esclarecerem publicamente a verdadeira situação sem rodeios ou boatos, pois quem espera uma solução urgente é a população no caso a mais afetada.

Centro de Referência para o tratamento do Glaucoma

O ambulatório de Oftalmologia conseguiu pelo trabalho feito com êxito um certificado junto ao Ministério da Saúde para ser um Centro de Referência para o tratamento do glaucoma, doença grave que pode levar a cegueira. Com isso, fica habilitado a receber regularmente colírios para serem entregues gratuitamente para os pacientes.

Conforme explicou a Chefe da Diretoria Regional de Saúde de Araraquara senhora Sonia Regina Souza e Silva houve um problema com a verba do Governo Federal, mas que a situação já foi normalizada e a DRS já tem os colírios para serem enviados para São Carlos, a fim de serem entregues para quem precisa; “ fico surpresa ao saber que os colírios não estão chegando para o ambulatório pois já estamos abastecidos com os colírios, apenas uma marca de um laboratório ainda não nos entregou sua remessa, mas isso deverá ser normalizado rapidamente. Segunda ela cabe a secretaria de saúde repassar os colírios;” explicou.

Um representante comercial de um laboratório informou que essa situação gerou um gasto absurdo, pois a Prefeitura de São Carlos estava comprando colírios por 127 reais quando o preço real é de 28 reais por olho, comprados por verba Federal e repassados gratuitamente. Outro detalhe que deverá ser explicado pelas autoridades de saúde do município.

A última pauta discutida na reunião foi com relação a situação atual das câmaras hiperbáricas, caso que também foi levado para a Câmara Municipal. Hoje na Santa Casa existem duas câmaras hiberbáricas que atuaram na cidade tratando de pessoas com problemas sérios de lesões na pele e evitando muitas amputações, graças às sessões aplicadas que possibilitam uma oxigenação muito acima do ambiente natural e com isso conseguem reativar a circulação das células dessas feridas crônicas. Em todas as gestões anteriores desde quando Carlos Alberto Carvalho que é natural de Jundiaí, médico hiperbaricista e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Hiberbárica iniciou seus trabalhos mediante licitações vencidas por sua empresa. Hoje porém, a prefeitura municipal não realizou nenhuma licitação o que seria a forma correta e lícita para indicar o tratamento para pacientes do SUS e não terceirizar qualquer serviço que seja sem prestar contas. Vale ressaltar que as câmaras hiberbáricas tem um controle digital de todas as sessões realizadas.

Leia Também

Últimas Notícias