sábado, 27 de abril de 2024
Caos na educação

Alunos de escola municipal de São Carlos são dispensados por falta de professores

27 Mar 2024 - 12h40Por Da redação
EMEB Carmine Botta - Crédito: divulgaçãoEMEB Carmine Botta - Crédito: divulgação

Alunos das turmas do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Carmine Botta foram dispensados das aulas nesta quarta-feira (27) devido à falta de professor . A situação se arrasta desde o início do ano letivo, prejudicando o aprendizado dos alunos e gerando apreensão entre os pais.

Comunicação da escola e da Secretaria de Educação

A direção da escola emitiu um comunicado aos pais informando que já notificou a Secretaria Municipal de Educação (SME) sobre a falta de professor e que, desde o início do ano, 110 aulas não tiveram professores. 

“É com profundo pesar que informamos que precisaremos dispensar turmas a partir de amanhã”, diz o comunicado. “Pedimos que os alunos e familiares compreendam que isso não é por escolha da escola e dos professores.”

A SME, por sua vez, emitiu nota informando que está contratando 10 professores em caráter temporário para cobrir afastamentos e licenças, incluindo a vaga de professor de matemática da Escola Municipal Carmine Botta. O chamamento será publicado no Diário Oficial e a atribuição de aulas deve ser realizada até a próxima quarta-feira, dia 3 de abril.

Prejuízos para os alunos e futuro incerto

A falta de aulas pode ter um impacto significativo no aprendizado dos alunos, prejudicando seu desempenho em outras disciplinas e no futuro profissional. A situação também gera incerteza sobre como será o ensino de matemática para os alunos no próximo ano, quando ingressarem no ensino médio.

Mães de alunos cobram soluções

Elaine Parra, mãe de um aluno do 9º ano, critica a falta de providências da SME e cobra soluções definitivas para o problema.

“A escola está sem professor de matemática desde o começo do ano e isso irá prejudicar os alunos futuramente”.

Outro lado

A Secretaria Municipal de Educação informa que estão sendo contratados 10 professores em caráter temporário para cobrir afastamentos e licenças dos professores PIII (especialistas).  O chamamento será publicado no Diário Oficial e a atribuição deve ser realizada até a próxima quarta-feira, dia 3 de abril. Quanto a dispensa de alunos isso é uma prerrogativa somente da SME, não podendo a direção da escola tomar essa decisão sem a autorização da pasta.

 

Leia Também

Últimas Notícias