sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Agora é lei: Prefeitura cria o cargo de Gerontólogo

27 Out 2011 - 15h10
0 - 0 -

Através da Lei Nº 15.867, de 19 de outubro, foi criado o cargo de gerontólogo na Prefeitura Municipal. A partir de reuniões com as estudantes e professores  deste curso da UFSCar, em julho, o vereador Lineu Navarro encaminhou ofício ao Prefeito solicitando a criação deste cargo na estrutura da administração municipal. Pela legislação aprovada, foram criadas 3 vagas a serem preenchidas através de concurso público.

A solicitação do vereador foi devido ao crescimento significativo do número de idosos no país. Em São Carlos, já são quase 30.000 pessoas com mais de 60 anos de idade, o que nos traz a necessidade de termos políticas públicas que atendam às especificidades deste expressivo número de cidadãos, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida.


A Gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento das pessoas em suas diversas dimensões e o gerontólogo é o profissional que possui uma visão ampla sobre todo o processo de envelhecimento populacional, com conhecimentos de diversas áreas e com uma formação interdisciplinar, o que lhe possibilita responder às necessidades da população idosa de forma mais global e integrada.

"Essa é mais uma conquista do nosso mandato, pois termos gerontólogos como funcionários públicos de carreira é um grande avanço para a Prefeitura. Estes profissionais muito contribuirão para as ações implementadas pelas Secretarias de Cidadania e Assistência Social, Saúde, Esportes e Lazer, Cultura e para a FESC, que possui vários programas voltados aos idosos, como a própria Universidade Aberta da Terceira Idade", afirmou o vereador.

Leia Também

Últimas Notícias