sábado, 27 de abril de 2024
Cidade

Adutora e rede de distribuição de água são substituídas na avenida Carlos Botelho

07 Jul 2012 - 08h02
0 - 0 -

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), Autarquia da Prefeitura Municipal substituiu, até o momento, um trecho de 600 metros de adutora com diâmetro de 200 mm, localizada na avenida Carlos Botelho, no trecho compreendido entre a avenida São Carlos e a rua Visconde de Inhaúma. No total serão substituídos 1.000 metros de adutora.

Além da substituição da adutora, a autarquia esta implantando redes de distribuição de água, com diâmetro de 60 mm, em ambos os lados, ao longo da avenida Carlos Botelho. Até o momento foram instalados 1.200 metros de rede.

A substituição da adutora, que possui mais de cinqüenta anos, tornou-se necessária devido a sua vida útil estar ultrapassada, cujas conexões ainda eram com junta a chumbo e também por estar com cobertura muito aquém da capacidade de suportar o peso do trânsito.

A implantação das redes de distribuição de 60 mm permitiu substituir todos os ramais domiciliares, os quais foram originalmente executados com tubo de ferro galvanizado de ½ (meia) polegada, estando totalmente fragilizados pela ação das incrustações.

Segundo o presidente do SAAE, engenheiro Benedito Carlos Marchezin, com essas ações os vazamentos que ocorriam serão totalmente sanados. “Além da melhoria da vazão, pois os materiais utilizados possuem coeficiente de atrito praticamente nulo”, ressaltou Marchezin.

“A substituição desse trecho da adutora estava no cronograma de planejamento do SAAE. Com as obras de recape da avenida Carlos Botelho que a Prefeitura está realizando, este era o momento adequado para execução do projeto que inclui um novo sistema de redes e ligações dos ramais prediais”, comenta ainda Marchezin.

Após a finalização das obras ocorrerá uma boa melhora no sistema de abastecimento de água dos imóveis. Foram utilizados materiais de última geração, extremamente duráveis, resistentes à corrosão, de menor perda de carga, mais leves, com manuseio mais prático. A colocação das redes de água uma em cada lado da avenida, próximas às calçadas, permite que na maioria dos casos de necessidade de manutenção não seja necessário o corte de grandes faixas de asfalto nem interditar todo o leito carroçável da avenida.

Leia Também

Últimas Notícias