sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Acorde no Balcão da Cidadania no Iguatemi.

06 Set 2011 - 16h20
0 - 0 -

As instituições se renovam no Balcão da Cidadania, cumprindo um importante compromisso social e com a possibilidade de mostrar o trabalho executado por cada uma. Quem volta ao balcão até o dia 11 de setembro para divulgar seu trabalho, é a Acorde. (Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional).

Reconhecida pelo trabalho de atender pessoas portadoras de necessidades especiais, a entidade filantrópica foi fundada em 1988 por um grupo de mães e tem a finalidade social focada no desenvolvimento global das pessoas com as quais trabalha, no sentido de buscar desde sua independência até sua inclusão na sociedade e no mercado de trabalho. Atualmente a entidade conta com 30 alunos.

Profissionais especializados nas áreas de terapia ocupacional, fonoaudiologia, preparação física, pedagogia e grupo de voluntários assistem as pessoas e dão o suporte necessário para a melhoria da condição de vida de cada um dos portadores de necessidades especiais. São oferecidas ainda oficinas de papel reciclado, horticultura, culinária, bordado, pintura, coral, entre outras. Muitos desses produtos confeccionados pelos próprios alunos como toalhas, panos de prato, guardanapos pintados à mão, bloquinhos de papel reciclado, chaveiros, entre outros, estarão expostos para a venda no intuito de arrecadar recursos para manter a entidade em bom funcionamento e com todos os serviços disponíveis, além de promover o artesanato da entidade.

Outra ação da Acorde no Balcão da Cidadania é a divulgação do próprio nome da entidade, pois mesmo com mais de 20 anos de existência, muitas pessoas ainda não conhecem o trabalho eficaz da associação, que tem capacidade para atender até 30 alunos acima de 12 anos.

Outra iniciativa da Acorde é a parceria com a Universidade Federal de São Carlos através do projeto qualidade de vida. O objetivo é que os alunos possam ter um acompanhamento mais de perto por parte dos profissionais da UFSCar para o desenvolvimento de modalidades esportivas e caminhadas.
Todo esse trabalho executado pela Acorde tem a recompensa de um grande resultado prático. Com apoio da Prefeitura Municipal, voluntários e indústrias da cidade, existe a inserção desses alunos no mercado de trabalho.

Sobre o Balcão

O projeto Balcão da Cidadania é estritamente direcionado para ações sociais. A iniciativa é do Iguatemi com o apoio da Rede Social São Carlos. A proposta do balcão, é que durante um período de 15 dias, cada entidade possa utilizar este espaço como uma extensão do trabalho desempenhado pelo grupo de voluntário no seu dia a dia.

Leia Também

Últimas Notícias