(16) 99963-6036
domingo, 14 de dezembro de 2025
Brasil

Projeto do governo propõe fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas

02 Ago 2025 - 10h16Por Da redação
Nova CNH - Crédito:  Lidiana Cuiabano/Detran-MTNova CNH - Crédito: Lidiana Cuiabano/Detran-MT

O custo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio), atualmente em torno de R$ 3.200, poderá ser reduzido em até 80%, segundo proposta em elaboração pelo Ministério dos Transportes.

O projeto prevê o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas, embora a oferta dos cursos continue disponível para quem desejar. Atualmente, são exigidas no mínimo 20 horas de aulas práticas para obtenção da CNH. As provas teórica e prática dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), no entanto, continuarão sendo obrigatórias.

Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, a proposta tem como objetivo democratizar o acesso à habilitação, especialmente entre os mais jovens e pessoas em busca do primeiro emprego. "Isso vai ser produtivo para o Brasil. Vai incluir as pessoas", afirmou, destacando que o alto custo da CNH é um fator de exclusão, sobretudo para mulheres em famílias de baixa renda.

A iniciativa se baseia em modelos já adotados em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Japão, Paraguai e Uruguai, onde não há exigência de aulas obrigatórias em autoescolas.

Dados do ministério apontam que 54% da população brasileira não dirige ou conduz veículos sem habilitação. Entre os proprietários de motocicletas e veículos de duas rodas, 45% não possuem CNH. Na categoria B, o número chega a 39%. A expectativa é que a mudança contribua também para a segurança no trânsito, ao ampliar o acesso à formalização.

O projeto ainda será submetido à análise da Casa Civil da Presidência da República e, se aprovado, deverá ser regulamentado por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Com informações da Agência Brasil 

Leia Também

Últimas Notícias