Motorista de aplicativo - Crédito: divulgaçãoO novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) trará mais facilidade para motoristas brasileiros. A partir desta sexta-feira (9), condutores considerados responsáveis no trânsito não precisarão mais realizar exames presenciais, se deslocar até unidades do Detran ou pagar taxas adicionais para renovar o documento.
A renovação da CNH passará a ser feita de forma totalmente automática e digital, por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A atualização ficará disponível diretamente no aplicativo CNH Digital, utilizado em todo o país.
Terão direito à renovação automática os motoristas que não possuírem infrações registradas nos últimos 12 meses. Nesses casos, quando o documento vencer, a CNH será atualizada diretamente no sistema, sem necessidade de qualquer solicitação por parte do condutor.
A medida que institui a novidade será assinada nesta sexta-feira (9) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. Segundo o governo federal, a iniciativa busca reduzir burocracias, modernizar os serviços públicos e valorizar motoristas que mantêm bom histórico no trânsito.
A atualização será operacionalizada pela Secretaria Nacional de Trânsito, responsável pela gestão dos sistemas nacionais de habilitação e trânsito.





