sexta, 26 de abril de 2024
Seja Mais

Pare de se comparar com os outros!

26 Fev 2019 - 08h11Por (*) Ju Ferraz
Pare de se comparar com os outros! -

Você costuma se comparar com as outras pessoas?

Você sabia que o ato de se comparar com a outra pessoa, o tempo todo, nos torna infelizes e invejosos?

Nós somos biologicamente programados para viver em grupo e somos profundamente sociais, e devido a esse fato, conseguimos sobreviver. Somos os únicos seres que dependemos de outros seres humanos desde que nascemos e a principal variável para nossa felicidade é a qualidade de nossas relações e também as nossas emoções mais intensas e profundas que podemos vivenciar, como o amor, paixão e até mesmo o ódio.

Quando nos comparamos muito com outra pessoa, começamos a ficar profundamente infelizes, geramos inveja pelo o que o outro tem e vive, mesmo que aquilo não seja real.

Com a facilidade de conexão em redes sociais, esse fator de comparação só aumentou.

As redes sociais costumam mostrar pessoas felizes, livres de qualquer desafio, lindas, viajando, com os melhores amigos, a melhor maquiagem, a melhor roupa, enfim, a vida real é totalmente mascarada. E mesmo sabendo que todos temos desafios a enfrentar diariamente, nos deixamos levar pelo que vemos, passamos o dia olhando como estão a vida das outras pessoas nas redes sociais, gerando em nós um sentimento de tristeza, inveja e até mesmo a raiva. E aquele nosso desafio que não era tão grande assim, se torna imenso e doloroso, pois o “outro”, está muito mais feliz que eu.

E mesmo sendo os únicos seres sociais, acabamos desperdiçando tempo e energia com comparações insignificantes, ao invés de usarmos esse diferencial para sermos felizes.

E como eu saio desse redemoinho de pensamentos e sentimentos que só trazem infelicidade e tristeza?

Autoconhecimento!!

Quanto mais você se conhece, mais você entende que nem tudo que você vê é real, entende que todos tem seus limites e imperfeições. Você consegue focar no que realmente é importante para que sua vida e das pessoas que você ama, flua mais plenamente.

Pare agora mesmo de julgar o outro pelo que você vê, tanto pessoalmente, quanto postado em redes sociais, busque o seu desenvolvimento e transforme a sua vida.

Qual tema sobre o desenvolvimento e fortalecimento emocional você acha importante? deixe nos comentários e vamos juntos fazer a diferença no mundo.

Que o autoconhecimento e aprendizado faça sempre parte de sua vida, muito obrigada, um grande abraço até o próximo artigo!

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br. 

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias