sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Santa Casa comemora o Dia Nacional da Doação de Leite Materno

19 Mai 2017 - 13h03Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Banco de Leite da Maternidade da Santa Casa de São Carlos participa das ações nacionais que comemora nesta sexta-feira, 19, o Dia Nacional da Doação de Leite Humano.

O trabalho desenvolvido desde 2001 na Maternidade tem como principal objetivo incentivar o aleitamento materno e processamento do leite humano doado para atender as necessidades nutricionais dos recém-nascidos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de São Carlos.

Em 2016 o banco de Leite recebeu o prêmio nacionalmente pela Fundação Volkswagen, através do projeto social desenvolvido do Rotary Clube São Carlos Norte, dentro da 9ª edição do "Volkswagen na Comunidade" que também premiou outros nove projetos de todo o País.

O investimento de R$ 40 mil foi direcionado a compra de novos equipamentos para a pasteurização do leite materno. Aliado a esse valor, o Rotary fez novos investimentos na readequação do espaço físico do Banco de Leite para melhor acolher as mães.

Nesse espaço diariamente passam em torno de 15 mães, que recebem orientação sobre como fazer corretamente a amamentação, como segurar o bebe no momento do aleitamento e principalmente, como doar a sobra do leite após o filho já ter se alimentado.

Este serviço da Maternidade atende qualquer mãe da cidade e região com dificuldades na amamentação do recém-nascido. Elas são orientadas sobre como podem se manter a amamentação quando retornam ao trabalho, por exemplo. A equipe ensina a realizar a ordenha do leite, armazenamento e descongelamento na residência.

E se a mãe concordar em ser uma doadora, basta uma única visita ao Bando de Leite para realizar o cadastro, exames e as orientações necessárias para se guardar o leite, que será retirado semanalmente por uma equipe do hospital na casa da doadora.

 

Voluntariado

Em 2016 voluntárias do Rotary Clube São Carlos Norte iniciaram um trabalho diário na Maternidade de conscientização da importância do aleitamento materno. A equipe formada por 12 mulheres percorrer os leitos repassando informações que ajudam a difundir a amamentação e a doação.

O resultado dessa ação tem sido surpreendente. O volume de doadoras que era de aproximadamente 12 mães no mês passou para 27. A meta desse grupo é atingir 40 mães que possam doar leite para os recém-nascidos que estão na UTI Neonatal.

As pessoas interessadas em ser voluntárias do Bando de Leite poder procurar este serviço da Maternidade, que funciona no horário de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h ou pelo telefone (16) 3509-1175.

Leia Também

Últimas Notícias