
A pesquisa que será feita pela fisioterapeuta Marialice Gyaraki da Silva, com orientação da professora Dra. Stela Marcia Mattiello. Será para homens e mulheres com idade entre 40 a 70 anos, com dor no joelho há mais de 3 meses, com diagnóstico de osteoartrite (artrose ou desgaste no joelho). Para participar os voluntários não podem ter realizados cirurgias ou procedimentos invasivos no joelho.
O objetivo da pesquisa é Investigar a influência da sensibilização central da dor nos déficits de equilíbrio postural de sujeitos com osteoartrite de joelho.
Acesse o formulário para se candidatar à pesquisa no link: https://forms.gle/Xhrb1tn7TXpRxQvt8 ou entre em contato pelo Tel: (16) 3351 – 8031.
OSTEOARTRITE DE JOELHO
A osteoartrite é um distúrbio musculoesquelético que afeta a cartilagem articular e outras estruturas das articulações. Com o aumento da expectativa de vida, estima-se que a sua incidência e prevalência possa ser aumentada, a partir da quarta e sextas décadas da vida.
A dor é a queixa principal dos sujeitos acometidos pela osteoartrite de joelho, em virtude dos danos articulares, decorrentes da inflamação na articulação.
Em sujeitos com a osteoartrite de joelho, além da queixa de dor, ocorre também diminuição da força dos músculos da coxa e, portanto, prejuízo no equilíbrio, podendo acarretar maior risco de quedas e consequentemente fraturas. Assim, identificação precoce da perda de equilíbrio é importante para prevenir dor e outras complicações.
O exercício físico orientado por um fisioterapeuta é uma das principais formas de tratamento para minimizar a dor e melhorar a função do membro acometido pela osteoartrite.