sexta, 26 de abril de 2024
BAEP

Região de São Carlos terá batalhão 'padrão ROTA'

30 Abr 2019 - 17h16Por Do portal do Governo de São Paulo
Região de São Carlos terá batalhão 'padrão ROTA' - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Durante a Agrishow, o Governo de São Paulo  anunciou a criação do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de Ribeirão Preto. A data estimada para o início das operações é 16 de dezembro. O treinamento dos policiais que farão parte do batalhão começará em 4 de novembro e será realizado em quatro etapas, conforme as disciplinas: Patrulhamento Tático; Gerenciamento de Crises; Negociações com Reféns; e Busca e localização de artefatos explosivos.

“O Baep, conta policiais treinados pela Força Tática e Rota, com o melhor da Polícia Militar de São Paulo, da melhor Polícia Militar do país. Com novos armamentos, drones, automóveis, motocicletas, equipamentos de tecnologia e ação integrada com a Polícia Civil”, disse Doria.

O Baep Ribeirão contará com 268 policiais militares e 30 viaturas SUV. O diferencial do batalhão é justamente o treinamento e a capacitação do profissional de polícia para atuar no policiamento tático, em ações de policiamento de choque e no policiamento em eventos, contando ainda com policiamento montado e policiamento com cães.

São Carlos faz parte do Comando de Policiamento do Interior 3 (CPI-3), com sede em Ribeirão, e ocasionalmente os policiais do BAEP irão atuar na cidade.

Copom

A região também irá receber um novo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM). No dia 8 de maio, será realizada sessão pública para abertura da licitação para a construção e instalação de infraestrutura da unidade que atenderá 3,7 milhões de pessoas em 93 municípios.

O valor do investimento para a construção é de aproximadamente R$ 20 milhões, enquanto o valor estimado de infraestrutura tecnológica é de R$ 15 milhões. O contrato deve ser assinado em 90 dias. O prazo para a conclusão das obras é agosto de 2021. A instalação da infraestrutura, após a entrega do prédio, está prevista para ocorrer em até 4 meses.

“Quando inaugurarmos o Copom, as ações serão fortalecidas ainda mais na integração da inteligência da Polícia. A vantagem da inteligência da Polícia é que ela previne o crime. Ela atua antes do crime ocorrer. Portanto, ela melhora muito a eficiência”, afirmou o Governador.

 

Leia Também

Últimas Notícias