sexta, 26 de abril de 2024
Região

Prefeitura de Ribeirão Bonito realiza a Campanha de Vacinação de cães e gatos

03 Out 2018 - 09h19Por Da Assessoria de imprensa
Prefeitura de Ribeirão Bonito realiza a Campanha de Vacinação de cães e gatos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação
A Prefeitura de Ribeirão Bonito, por meio do Departamento de Saúde e da Vigilância, dará início no próximo dia 8 de outubro a Campanha de vacinação Antirrábica em cães e gatos.
 
No primeiro momento, serão vacinados os cães e gatos da zona rural de Ribeirão Bonito, entre os dias 8 de outubro até o dia 30 de novembro de 2018, sempre às segundas-feiras e terças-feiras. 
 
A Vigilância pede para que os responsáveis pelas propriedades rurais para que deixem as porteiras abertas, pois a Campanha Antirrábica não será repetida e nem a vacina distribuída após esses dias.
 
No dia 20 de outubro acontecerá a vacinação nos bairros da cidade e também no distrito de Guarapiranga, das 8h às 17h. 
 
Os locais de vacinação no dia 20 de outubro são: No Centro De Especialidades Médicas (CEM), no Centro; na unidade do Programa Saúde da Famílias (PSF) “Doutor Luiz Carlos Monteiro Novo”, no Jardim Centenário; no no PSF “Anita Bove”, no Conjunto Habitacional (Cohab) “Parque Emydio Lucato”, conhecido como Malvinas I; e no PSF “Amábile Alves”, no distrito de Guarapiranga. 
 
A Vigilância recomenda que somente sejam imunizados cachorros e gatos com mais de três meses, que o transporte dos cachorros deve ser feito utilizando-se guias e aqueles mais ferozes devem estar de focinheira. Já os atos devem ser levados em caixas específicas ou presos adequadamente. 
 
Para prevenir acidentes, as crianças devem evitar de conduzir os animais para a vacinação.

Raiva

A raiva é uma doença viral que pode ser prevenida e geralmente é transmitida através da mordida de um animal infectado. A contaminação pelo vírus acontece através da saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas.
 
A vacina é necessária por ser a única forma de prevenção. O vírus é 100% letal ao ser humano e tem como meio principal de transmissão a mordida de animais, especialmente de cães e gatos. Em caso de suspeita de contágio em algum animal, não há recomendação expressa para que o pet seja sacrificado. A orientação é deixá-lo em observação por dez dias em local seguro, de forma a evitar ataques a pessoas ou outros bichos.

Leia Também

Últimas Notícias