segunda, 29 de abril de 2024
Higiene pública

Prefeitura de Ibaté orienta população sobre descarte correto e dias da coleta de lixo

O descarte do lixo feito de maneira consciente, facilita o serviço dos coletores

02 Fev 2024 - 07h04Por Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Ibaté orienta população sobre descarte correto e dias da coleta de lixo - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Ibaté reforça o cronograma de coleta de lixo doméstico e orienta para que a população faça o descarte correto de vidro, não colocando esse material junto ao lixo comum.

O setor de coleta da cidade solicita que todo material depositado contendo perfurocortante, ou seja, vidros quebrados, agulhas e até mesmo palitos de espetinho de churrasco, sejam embalados em jornais e depois colocados em caixinhas de leite ou papelão e até garrafas pets, evitando o contato do material cortante diretamente com o saco plástico de lixo.

Outra ação que ajuda evitar acidentes e que os sacos rasguem e/ou sujem as vias públicas, acabando por proteger os coletores e até mesmo os próprios moradores que manuseiam esse material, é deixar avisos dizendo “contém vidro” ou “cuidado-vidro”, na embalagem.

Outra observação é que o lixo deixado no chão, muitas vezes é rasgado por animais. O descarte do lixo necessita ser feito de maneira correta, facilitando o serviço dos coletores de modo que a prestação de serviço seja adequada para todos, contribuindo com uma cidade cada vez mais limpa. É considerado lixo doméstico todo aquele gerado em cozinhas, banheiros e limpeza de casa, ou seja, o lixo comum e úmido.

A cidade de Ibaté conta com caminhões novos para a coleta de lixo, todos adquiridos pela atual administração, que atendem toda a demanda e mantém a coleta em ritmo normalizado. “Para que o serviço seja realizado com excelência, orientamos que a população se atente aos horários de coleta, sendo que no período noturno, o lixo deve ser depositado para fora das residências a partir das 18h, e no período diurno, a partir das 7h”, explicou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Daniel Luis Antonio Cardoso.

O secretário lembra que a Prefeitura de Ibaté instalou placas informativas em várias regiões do município, sobre a proibição do descarte irregular de lixo em terrenos públicos ou privados, bem como, em vias públicas [ruas e até mesmo calçadas], alertando sobre o risco de escorpiões. “O lixo doméstico e o entulho que são jogados pelos cidadãos nesses locais, oferecem condições para que escorpiões, outros insetos e animais que causam perigo à Saúde Pública, se proliferem”, alertou.

Se a população presenciar alguém jogando lixo doméstico ou entulhos em terrenos públicos ou privados, deve denunciar imediatamente. Ligue no 153. O valor da multa para quem for flagrado é de R$ 1.028,40, conforme Lei Municipal nº 2.394/08. ” Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todos podem e devem ajudar”, finalizou Cardoso.

Cronograma da coleta de lixo doméstico:

PERÍODO DIURNO

-Jardim Encanto do Planalto (Esfer);

-Jardim América;

-Jardim Cruzado I e II;

-Jardim Primavera;

-Residencial José Giro;

-CDHU I e II;

-Jardim Menzani;

-Jardim do Bosque;

-Jardim Icaraí;

-Jardim Nossa Senhora Aparecida;

-Jardim Mariana;

-Residencial Mariana;

-Encanto do Planalto I e II;

-Jardim Nosso Teto (Popular);

-Jardim Domingos Valério;

-Jardim das Palmeiras II;

-Residencial Jequitibá;

-Condomínio Terra do Buritis;

-Distrito Industrial I.

-Distrito Industrial II.

-Banco da Terra I e II

PERÍODO NOTURNO

-Centro;

-Jardim São Benedito;

-Vila Bandeirantes;

-Jardim Padovan;

-Vila Santa Terezinha;

-Vila Tamoio;

-Residencial Antonio Donatoni.

Leia Também

Últimas Notícias