sexta, 26 de abril de 2024
Precaução

População de Ibaté é orientada a denunciar estabelecimentos que não cumprem decreto municipal

23 Mar 2020 - 15h13Por Redação
População de Ibaté é orientada a denunciar estabelecimentos que não cumprem decreto municipal - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Ibaté disponibilizou um canal para que a população possa denunciar os estabelecimentos comerciais que não estão cumprindo o Decreto Municipal que prevê o fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, a partir desta segunda-feira, 23.

De acordo com o Departamento Municipal de Fiscalização, os munícipes devem entrar em contato pelo fone 3353.7243 e fazer sua denúncia.

Vale lembrar que farmácias, postos de combustíveis, bancos, correspondentes bancários, casas lotéricas, supermercados e similares, poderão funcionar normalmente, porém, atentos às orientações contra a disseminação do COVID-19.

O decreto prevê o fechamento entre os dias 23 de março até 05 de abril. Os comércios que possuem serviços de delivery poderão continuar atendendo de portas fechadas.

Também está proibida a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro do município e os que estão deverão deixar os hotéis no prazo de 72 horas.

Eventos realizados em local fechado, independentemente da sua característica, condições ambientais, tipo do público, duração e modalidade, inclusive de natureza religiosa e educacional, tais como shows, apresentações, cultos, missas, aniversários, casamentos, formaturas e similares, também estão proibidos.

Em relação aos velórios, está limitado o acesso a 20% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento, conferindo-se preferência aos parentes mais próximos do falecido, obedecendo as normas de posturas, condutas sociais, protocolos de higiene e etiqueta respiratória, evitando contato físico, orientações da Organização Nacional da Saúde.

O decreto prevê ainda que estão suspensas as férias deferidas ou programadas de todos os servidores das áreas de saúde, guarda municipal, assistência social, vigilância sanitária, epidemiológica, fiscalização e do velório municipal.

“Em cumprimento a recomendação administrativa nº 02/2020 do Ministério Público do Estado de São Paulo (PAA n.º 62.0610.0000060/2020-8), estarão suspensas todas as atividades e serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, bares, comércios, lojas, leilões, restaurantes, que deverão trabalhar no sistema de entregas delivery”, diz o decreto.

O prefeito José Luiz Parella explica que as medidas são necessárias e buscam a preservação da população. “Já foram discutidos avanços nos protocolos de atendimento de forma a oferecer o melhor serviço à população e agir de forma a combater o avanço da doença. Agora, com o decreto de Situação de Emergência a restrição é maior, com a suspensão de serviços públicos e de atividades comerciais. É uma medida dura, mas necessária para evitar que tenhamos uma ampliação desenfreada da doença. Neste momento, o isolamento social é a medida que salvará muitas vidas”, finaliza.

Leia Também

Últimas Notícias