quinta, 25 de abril de 2024
Incêndio e evacuação

PM e Bombeiros realizam simulação em escola estadual de Ibaté

06 Dez 2019 - 07h17Por Redação São Carlos Agora
PM e Bombeiros realizam simulação em escola estadual de Ibaté - Crédito: Divulgação/PM Crédito: Divulgação/PM
A Escola Estadual Segundo Carlos Lopes, em Ibaté, recebeu na manhã desta quinta-feira (5), uma simulação de incêndio, seguida de um plano de abandono envolvendo estudantes e toda comunidade escolar. A ação foi uma parceria entre Defesa Civil do Estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros do Estado, Guarda Municipal de Ibaté e Secretaria de Educação.
 
A simulação começou com o acionamento da polícia por telefone. Professores, alunos e funcionários ficaram no prédio no momento do simulado até para que a eficácia do treinamento fosse testada. Viaturas, ambulância e um drone foram usados na ação.
 
O evento integra o “Protocolo de Proteção e Defesa da Vida nas Escolas” que visa oferecer treinamento para situações de desastre e medidas emergenciais no ambiente escolar. A intenção é testar o protocolo de segurança como projeto piloto para ser implementado em todas as escolas no próximo ano.
 
Mais medidas de segurança
 
Outras ações de segurança já foram implementadas na atual gestão. Uma das primeiras medidas adotadas foi a criação do Gabinete Integrado de Segurança e proteção Escolar (Gispec), com a presença de policiais militares na Secretaria da Educação, com o intuito de aprimorar as ações de segurança na rede estadual de ensino.
 
Outra novidade foi a criação do Programa Escola Mais Segura, uma parceria entre a Segurança Pública e a Educação. Trata-se de um plano de segurança arquitetado com o objetivo de garantir e reforçar a segurança nas instituições educacionais que integram a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
 
Pioneiro
 
O Protocolo de Segurança nas Escolas Municipais e Estaduais foi idealizado durante a Semana Municipal de Segurança Pública de Ibaté, realizada em maio desse ano, tendo sido amplamente debatido por diretores de escolas, forças de segurança, representantes da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, empresa especialista em segurança privada, sociedade civil e membros da diretoria Conseg.
 
Em agosto, o Governo do Estado enviou para Ibaté, o capitão Willian Thomaz, assessor de Segurança Escolar; e Cyntia Silva Shulz, coordenadora do Programa Escola Mais Segura, ambos da Secretária Estadual da Educação, os quais destacaram a importância que o secretário da pasta, Rossieli Soares, tem dado ao projeto, bem como, parabenizando a cidade pela iniciativa. “Ficará marcado na história, este início de trabalho para produzirmos um documento que será base para a Segurança nas Escolas, não só do nosso estado, como também de todo Brasil”, comentou.
 
A escola está localizada na rua Dr. Teixeira de Barros, 388, no bairro Vila Santa Terezinha.
 
(Região em Destake)

Leia Também

Últimas Notícias