sexta, 26 de abril de 2024
Durante a semana

Escola de Ibaté comemora Dia da Árvore com diversas atividades

Direção ressalta que o importante é lembrar a data e pensar uma forma de trabalhar o assunto com os alunos desde pequenos

21 Set 2021 - 06h40Por Redação
Alunos durante as homenagens ao Dia da Árvore - Crédito: DivulgaçãoAlunos durante as homenagens ao Dia da Árvore - Crédito: Divulgação

Em comemoração ao Dia da Árvore, que será nesta terça-feira, 21 de setembro, a Escola Municipal Ruth Zavaglia Gomes realiza durante toda a semana, diversas atividades de conscientização ambiental.

A diretora da unidade escolar, Ana Lucia Peruchi, conta que, no Brasil, este dia foi escolhido pela chegada da Primavera, onde a floração e o desabrochar da natureza é visto por todos. “É um período reprodutivo de muitas plantas e árvores”, contou.

A escola também entregará aos alunos que estão frequentando presencialmente as aulas, mudas de árvores. “Esta é uma forma de semearmos e incentivarmos atitudes que façam a diferença para o meio ambiente”, afirmou Ana Lucia.

A diretora ressalta que o importante é lembrar desta data e também pensar uma forma de trabalhar o assunto com os alunos desde pequenos. “Ao longo de todo o ano, atitudes que os sensibilizem e motivem a serem preservadores e defensores da natureza. Quando pensamos em natureza logo imaginamos seu maior símbolo, a árvore. Ela nos oferece sombra, melhora a umidade e temperatura do ambiente, serve de moradia para alguns animais e alimento, como são seus frutos”, contou.

“Proteger o Meio Ambiente é papel de toda a sociedade e é fundamental que cada um faça sua parte para que as próximas gerações consigam viver em um planeta tão bonito quanto temos hoje”, finalizou a diretora.

DIA DA ÁRVORE

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro. A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.

Além disso, a data tem como objetivo defender as florestas contra propostas de políticas ambientais questionáveis, como incentivos ao desmatamento.A data foi escolhida em razão de coincidir com a chegada da primavera no Brasil.

Importância das Árvores

A importância das árvores é inquestionável. Elas são essenciais para a nossa existência na medida em que produzem oxigênio através da fotossíntese.

As principais funções das árvores são:

•        Contribuem para a biodiversidade;

•        Redução da poluição do ar;

•        Extração de flores e frutos que servem para alimentação, produção de remédios, entre outras atividades;

•        Em grandes cidades, reduzem a temperatura e fornecem sombras;

•        Oferecem abrigo para outras espécies, como animais e fungos;

•        Contribuem para a beleza paisagística.

Leia Também

Últimas Notícias