quinta, 25 de abril de 2024
Região

Dia do Folclore é comemorado na Escola Julio Mendes em Ibaté

23 Ago 2016 - 16h25Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

22 de agosto, data em que é celebrado internacionalmente o Dia do Folclore e a Escola Municipal Julio Benedicto Mendes, mais uma vez, sabendo da importância do tema, trabalhou o mesmo junto a seus alunos, onde na ocasião, desenvolveu uma semana repleta de atividades abordando dentro do tema, lendas, histórias, "causos", e diversas outras atividades.

Ao mencionar o Folclore, automaticamente as lembranças se remetem ao Saci, Mula sem cabeça, Boitatá, Iara, Curupira e outros. Assim também como as brincadeiras, cantigas de roda, advinhas, trava-línguas, provérbios e tantos outros versinhos ou parlendas que fazem parte da infância e da história de todos.

Os alunos conheceram e tiveram a oportunidade de relembrar as lendas folclóricas através de entretenimento e diversão, com o resgate de algumas brincadeiras antigas, como peteca, barangadã, telefone sem fio, amarelinha, nunca três, pipas entre outras.

Essas tradições resistem ao tempo, ultrapassam gerações e são preservadas até os dias de hoje. Muitas manifestações folclóricas estão mais presentes e são praticadas em algumas regiões, essas variações ocorrem de acordo com as influências, origens e costumes típicos locais.

FOLCLORE 

É o conjunto de crenças, superstições, lendas, festas e costumes de um povo, passado de geração em geração, criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social.

A palavra Folclore vem do inglês pela junção das palavras folk (povo) e lore (sabedoria popular) significando sabedoria do povo.

No Brasil, o Folclore só começou a receber atenção da elite na metade do século XIX, durante o Romantismo.

Leia Também

Últimas Notícias