sexta, 26 de abril de 2024
Região

Araraquara é a 1ª Permanência Consular Portuguesa no Estado

11 Set 2012 - 10h46
0 - 0 -

O Consulado Geral de Portugal, em São Paulo, lançou em Araraquara a 1ª Permanência Consular portuguesa do Estado, nesta segunda-feira (10). O projeto visa atender portugueses e descendentes que vivem e trabalham no interior paulista e incentivar a relação econômica entre as empresas locais e portuguesas.

O atendimento será feito até esta terça-feira (11), das 9h às 13h e das 14h às 17h, no salão nobre da Beneficência Portuguesa. Em Araraquara, a Permanência Consular deve retornar a cada dois ou três meses.

O evento reuniu o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário; o Cônsul Geral de Portugal, Paulo Lourenço; o diretor do AICEP (Associação da Indústria e Comércio Exterior de Portugal), Carlos Moura; o Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Antonio de Almeida e Silva, entre outras personalidades locais.

De acordo com o consulado português de São Paulo, Araraquara foi a primeira a ser escolhida em razão de sua localização geográfica estratégica, no centro do Estado, próxima a outras importantes cidades, com grandes pólos industriais e rota logística de grandes empresas brasileiras.

A Permanência Consular, uma espécie de Consulado móvel, poderá efetuar todos os serviços consulares como Cartão do Cidadão, Passaporte, Recenseamento Eleitoral e Registro Civil, entre outros. Isso é possível graças à tecnologia do computador Pepmóvel, que permite a um funcionário credenciado captar imagem, assinatura e impressão digital na hora.

Até o final do ano, o Consulado Geral pretende lançar outras unidades móveis em distâncias cada vez maiores da capital de São Paulo, dentro da jurisdição abrangida pelo Consulado, nomeadamente os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Para o presidente da Beneficência Portuguesa de Araraquara, Fábio Donato Gomes Santiago, o programa do governo português irá fortalecer e reaproximar a colônia portuguesa de Araraquara e região. A escolha de Araraquara, segundo ele, ressalta a importância da cidade no cenário estadual.

O Cônsul Geral de Portugal, Paulo Lourenço, afirmou que a intenção da Permanência Consular é aproximar os serviços do consulado aos portugueses e descendentes espalhados pelo Brasil. "A primeira intenção do programa é encontrar essas pessoas e reforçar a identidade luso-brasileira e, a segunda, é encorajar e facilitar as trocas comerciais entre os dois países".

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, disse que Araraquara consegue aliar desenvolvimento econômico com qualidade de vida e por isso foi escolhida como ponto de partida dessa nova "experiência".

"Hoje não há mais países isolados e isso obriga a ampliação da relação entre Portugal e o Brasil. Os dois países têm um ativo enorme, que é o mesmo idioma, e podem ir mais longe se compartilharem as experiências históricas, culturais, tecnológicas e econômicas", disse o secretário. 

Leia Também

Últimas Notícias