quinta, 25 de abril de 2024
Aprendizado e intercâmbio

Alunos de Balé do Centro Cultural de Ibaté participam de vivência técnica no Teatro Municipal de São Carlos

27 Ago 2018 - 15h30Por Redação
Alunos de Balé do Centro Cultural de Ibaté participam de vivência técnica no Teatro Municipal de São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Cerca de 30 alunos do curso de Balé do Centro de Formação Artística “Anna Ponciano Marques”, conhecido como Centro Cultural, do Jardim Cruzado de Ibaté, participaram neste mês de agosto do ensaio geral do grupo de dança da Apus Estúdio Coreográfico de Ibaté.

A Escola Apus apresentou um espetáculo no sábado (25) e proporcionou aos alunos do Centro Cultural uma integração para vivencia técnica durante o ensaio geral do espetáculo.

O Diretor do Centro Cultural, Joziel Gama, disse que é muito importante essas oportunidades para os alunos, onde eles aprendem sobre marcação de palco, teste de iluminação, coxia, bastidores, maquiagem, correções, enfim tudo o que acontece no backstage de um espetáculo. “Um ensaio geral é como se fosse uma oficina de correções e de aprendizado. É muito importante para os alunos conhecerem como se produz um espetáculo, desde a parte de figurino, coreografia, luz, som, como conhecer a rotina dos bastidores. Sempre que temos essa oportunidade de levá-los o fazemos. Tudo isso é possível porque o prefeito Zé Parrella nos oferece condições. As crianças receberam hoje um lanche reforçado e a possibilidade dessa integração graças as condições que temos pra trabalhar e isso é muito gratificante”, observou.

Já o coreografo e bailarino da Escola Apus, Giovani Mendonça, reforça que essa experiência vivida pelos alunos conhecendo os bastidores de um espetáculos ajuda na formação cultural das crianças e isso só enriquece o aprendizado, e fortalece o vinculo do aluno com a dança.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) aponta a importância dessa vivencia para os alunos do Centro Cultural. “Atividades como esta levam os alunos a ver como é a realidade de um espetáculo, pois as vezes nas aulas, nos treinamentos, não tem como mostrar integralmente como funciona um espetáculo, os bastidores, e participando, vendo de perto, podem aprender ainda mais”, apontou.

CENTRO CULTURAL

O objetivo do Centro Cultural é proporcionar aos jovens uma nova oportunidade para que, através das aulas, eles possam adquirir novos conhecimentos e descobrir profissões.

Além dos cursos profissionalizantes, o Centro Cultural oferece outras atividades como Balé, Violão (nos níveis iniciante, intermediário e avançado), Teclado (também para iniciante, intermediário e avançado), Dança de Rua, Dança, Teatro, Capoeira, Percussão, Desenho Artístico,

Pintura em Tecido, Informática, Viola (para iniciante, intermediário e avançado), Baixo Elétrico, Criação de Brinquedos Lúdicos, Adesivos e Joias de Unhas, Banda Marcial.

Gradativamente, o Centro Cultural vem atraindo mais alunos em seus diversos cursos oferecidos, diariamente, chegando a atender mais de 500 pessoas, mensalmente.

No Centro Cultural, os jovens recebem nas aulas de formação artística e profissionalizantes, lanches, frutas e uniformes.

O Centro Cultural de Ibaté fica na rua Itirapina, sem número, no bairro Jardim Cruzado. Mais informações pelo telefone: (16) 3343 4676.

Leia Também

Últimas Notícias