O vereador Dimitri manifestou-se contrariamente à interrupção das aulas nas escolas municipais para a realização dos Jogos Abertos.
O evento esportivo, que será realizado na cidade de São Carlos, usará as escolas municipais como alojamento para os atletas e, com isso, os alunos ficarão duas semanas sem aula. A Prefeitura chegou a sugerir que os alunos tivessem aulas aos sábados para repor o período perdido. Outra alternativa dada pela Prefeitura é que o calendário letivo fosse estendido até o dia 21 de dezembro.
“Não sou contra eventos esportivos, mas educação é prioridade. As crianças precisam de aula. Obrigar os alunos a terem aulas aos sábado é um completo absurdo. Os professores e pais também serão muito prejudicados com isso”, disse Dimitri.
No caso de reposição de aulas nos sábados, existe ainda o temor de prejuízo pedagógico para os alunos. Nem todo o conteúdo programado seria repassado aos estudantes já que as aulas aos sábados teriam formato de ações comunitárias. Diversos profissionais da educação também criticaram a decisão da Prefeitura de priorizar a realização dos jogos em detrimento da educação das crianças da cidade.