Menu
sábado, 27 de fevereiro de 2021
Esportes

Vitória sobre Urutu garante liderança ao São Carlos no Paulista de Rugby

17 Mai 2016 - 07h24Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

No último sábado, 14, o São Carlos recebeu o Urutu pela terceira rodada do Campeonato Paulista B de Rugby e conquistou uma excelente vitória por 53 a 6. Com o resultado, a equipe alcançou liderança na fase de classificação.

Por reunir duas equipes que já possuem uma certa rivalidade no estado, o jogo começou um pouco nervoso para o São Carlos, com os atletas errando a recepção do chute de saída. Todavia, ao vencer e dominar o scrum, a equipe são-carlense recuperou a confiança e se impôs no jogo. E a confiança foi ampliada logo na sequência quando, depois de um maul, João Pedro Belluzzi marcou o primeiro try rinocerontino na partida e José Luciano Marques marcou o segundo, com Eduardo de Andrade convertendo este; menos da metade do primeiro tempo e o São Carlos fazia 12 x 0.

Mesmo com um a menos - Belluzzi tomou amarelo por tackle alto aos 24 minutos - e com o Urutu diminuindo o placar com a conversão de um penal, os rinocerontes não esmoreciam e continuavam a se impor nas formações fixas e nos rucks. E foi numa saída de ruck que o capitão Arthur Pinheiro fez uma das mais belas jogadas da partida: ao tirar a bola de um ruck dentro da linha dos 22 metros da defesa são-carlense, o camisa 9 correu por todo o campo, livrou-se de 4 marcadores e marcou seu try. Andrade, de novo, converteu.

O Urutu, uma vez mais, tentou reagir e marcou mais três pontos com um drop goal. Entretanto, antes do final do primeiro tempo, Alexandre Bertuga marcaria mais um try para o São Carlos. Final de primeiro tempo: São Carlos 24 x 6 Urutu.

No retorno da partida, com menos de 1 minuto, Gabriel Bagnato recebeu a bola e correu por todo o campo para marcar seu try. Uma vez mais, Andrade converteu. E não parou por aí: Bertuga e Bagnato, de novo, Fernando Lisboa e Denis Candido marcariam mais tries para o São Carlos, enquanto Andrade converteria mais uma das cobranças. "No segundo tempo já estávamos com boa vantagem mas não diminuímos o ritmo nem um minuto. Defendemos e atacamos como se tivéssemos perdendo. Nosso físico sobressaiu, as substituições não alteraram a qualidade nem o padrão da equipe", comentou o abertura e presidente da equipe Rafael Vicente. "O nível do elenco está muito bom. A equipe não só não tem perdido qualidade com as alterações como o ímpeto tem aumentado com o sangue novo em campo. E num campeonato longo e equilibrado como esse, isso faz diferença pra podermos pontuar bem e conquistar o máximo de pontos extras possíveis", comentou o capitão e auxiliar técnico Pinheiro.

O placar final ficou em São Carlos 53 x 6 Urutu. O resultado deixou a equipe do São Carlos na liderança do Paulista B - pelo menos, até o próximo fim de semana, quando o Tornados enfrenta o Lechuza e pode ultrapassar a equipe aurirrubra.

"O resultado é consequência de, principalmente, três fatores: a evolução dos treinos e jogadores jogo a jogo, a excelente partida dos forwards - que mantiveram a posse de bola nas formações fixas e possibilitaram o jogo da linha - e o nível do elenco. Esses fatores fizeram com que tivéssemos mais posse de bola, cometêssemos menos penais e mantivéssemos a pegada o jogo todo, mesmo realizando todas as substituições", comentou Pinheiro. "Quando ficamos com um jogador a menos, mesmo com a vantagem no placar, pareceu que a partida iria se complicar. Mas conseguimos manter o controle e o nosso padrão de jogo e fomos recompensados por isso. Também é importante ressaltar que mesmo a linha deles sendo mais pesada, conseguimos nos defender bem. Nossos tackles e rucks foram muito efetivos e eles não conseguiam avançar, o que fez com que a bola ficasse pouco tempo nas mãos deles", finalizou Vicente.

O próximo desafio do São Carlos é no dia 4 de junho contra a equipe do Ilhabela. A partida acontecerá na USP Campus I e terá entrada gratuita.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias