sexta, 26 de abril de 2024
Formato virtual

Sesc São Carlos prepara o Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas 2021

Evento atinge 21ª edição e discute questões de acessibilidade e inclusão nas atividades físico-esportivas. Inscrições estão abertas para submissão de trabalhos

29 Jul 2021 - 07h11Por Redação
Sesc São Carlosrealiza em plataforma virtual oSimpósio de Atividades Físicas Adaptadas - Crédito: DivulgaçãoSesc São Carlosrealiza em plataforma virtual oSimpósio de Atividades Físicas Adaptadas - Crédito: Divulgação

O Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas teve sua primeira edição em 1997, com o objetivo de promover a inserção de pessoas com deficiência ou necessidades especiais, de qualquer idade e classe social, na prática de atividades físicas e/ou esportivas, possibilitando que profissionais, educadores, alunos e a comunidade como um todo participassem das discussões e também experimentassem técnicas, ouvissem relatos de experiência e pudessem, por meio da difusão do conhecimento produzido por cientistas e profissionais da área de Educação Física Adaptada, vivenciar, entender, discernir e apreender as questões de acessibilidade na prática físico-esportiva.

Tornou-se internacional a partir de 2002, quando passou a contar com palestrantes e professores de outros países. Desde 2003 recebe apoio da Sobama - Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada. Ao longo de vinte edições, o evento contou com a participação de cerca de 6.000 profissionais da área, de mais de 14 países, representando 21 diferentes Universidades/Instituições.  Além disso, a partir de 2019 a UNICEP também entrou como apoiadora do evento.

Além de conferências, cursos e palestras, o Simpósio conta com apresentações de trabalhos acadêmicos e relatos de experiência, grupos de trabalho, oficinas, vivências, apresentações esportivas e culturais. 

Em 2021, na sua 21ª edição, o evento assume formato totalmente virtual, mas mantendo suas principais características programáticas, bem como seu papel de promotor e difusor de conhecimento no campo das atividades físicas adaptadas para pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais no Brasil. 

Assim, nos dias 17 e 18 de novembro de 2021, oSesc São Carlosrealiza em plataforma virtual oSimpósio de Atividades Físicas Adaptadas, que neste ano tem como tema norteador Atividade Físico-esportiva e Pessoas com Deficiência: práticas, corpos e territórios. Com programação totalmente online,no intuito de discutirpropostas e caminhospossíveisparaqueas pessoas com deficiênciatenhamacesso efetivo às diversas formasde movimento.  

No atual cenário atípico ocasionado pela pandemia do novo Coronavírus,no qualhá anecessidade de reclusão e afastamento social,surgem algumas questões:  

  • Quais são os territórios possíveis paraincentivaro inícioea manutenção daprática de atividadesfísico-esportivaspara as pessoas com deficiência?  
  • Quais os conhecimentos teórico-práticos necessários aos profissionaisque trabalham com o movimento para atendimento tantodasexpectativas de alto desempenhoquantodasimples prática livre edesinteressada?  
  • Eainda,como pensar programas e projetos que garantam o direito básicoao lazer e a qualidade de vida no atual contexto?

Nesta 21ª edição o evento reitera a necessidade dese considerar,além dosaspectos biológicos, tão importantes para amanutenção de qualidade de vida, também os aspectos sociais que influenciam as escolhas dessas práticas de acordo com os territórios, vivências, experiênciase adiversidade de corpos. 

As inscrições para submissão de trabalhos estão abertas - sescsp.org.br/simposioafa

Leia Também

Últimas Notícias