sexta, 26 de abril de 2024
Esportes

Sesc promove centenas de atividades esportivas gratuitas na 5ª edição da Semana MOVE

21 Set 2017 - 06h57Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Entre 23 e 30 de setembro, as unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo participam da 5ª edição da Semana MOVE com centenas de atividades gratuitas e abertas a públicos de todas as idades, buscando ampliar o acesso e a difusão da cultura esportiva. A programação inclui vivências, oficinas, bate-papos, passeios ciclísticos, aulas abertas, apresentações esportivas entre outros, garantindo uma diversidade de práticas que permite às pessoas encontrar a modalidade ideal para incorporar em suas rotinas.

No estado de São Paulo, a Semana MOVE permite que a programação do Sesc ultrapasse os muros das unidades e consiste em oportunidade para que os participantes se apropriem dos espaços públicos de suas cidades em práticas coletivas, saudáveis e prazerosas, descobrindo de que forma o esporte pode estar presente em seu cotidiano. O lançamento da Semana MOVE 2017 acontece dia 23, sábado, com inúmeras atividades promovidas na Grande São Paulo, em Araraquara, Bauru, Bertioga, Birigui, Campinas, Catanduva, Jundiaí, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e Thermas de Presidente Prudente.

A Semana MOVE é considerada o maior legado da Campanha MOVE Brasil (2012-2016), idealizada pelo Sesc São Paulo e apoiada por dezenas de Movedores - instituições, empresas, grupos e pessoas que se identificam com o objetivo de aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o país. Em 2015, com apoio da instituição europeia ISCA - Internacional Sports and Culture Association -, a Semana MOVE se expandiu para a América Latina (Semana MUÉVELA) e hoje envolve outros 11 países em nosso continente: Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Honduras, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. No total, mais de 4,6 milhões de pessoas participaram de cerca de 5.400 eventos realizados durante a Semana MOVE 2016 nesses países.

Para o Diretor Regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, "a Semana Move é o maior legado da campanha Move Brasil que nos últimos quatro anos promoveu diversas atividades em combate ao sedentarismo. A quinta edição da Semana Move reforça a necessidade da continuidade de ações que tornem o Esporte cada vez mais democrático, possível e acessível para todas as pessoas, independente da idade, nível de habilidade ou objetivos pessoais."

"A Semana Move mantém o desafio de mover pessoas, fortalecendo a luta contra o sedentarismo ao inspirar para a prática permanente de esportes e atividades físicas. A participação de cada parceiro 'movedor' torna-se cada vez mais fundamental para a ampliação dessa ação que acontece de maneira integrada entre a Europa e a América Latina", declara Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

Ocupando o espaço público

No interior, o Sesc São Carlos realiza a Arena MOVE - Beisebol na Praça no dia 23, uma vivência da modalidade com gaiola de rebatida, gaiola de arremesso e mini campo em plena Praça do Mercado Municipal de São Carlos. Em Araraquara, um dos maiores velocistas do país, Vicente Lenílson, medalhista olímpico prata em Sydney (2000) e bronze em Pequim (2008), participa de bate-papo e vivência de diversas modalidades do atletismo na Pista da Avenida 36, dia 26.

Destaques da programação do Sesc São Carlos na Semana MOVE

Curso
Aprendendo Beisebol
Com instrutores do Sesc
Em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, o Sesc São Carlos desenvolve com os professores da rede estadual uma capacitação em beisebol. São abordados fundamentos como rebatidas, arremessos e jogo de forma reduzida e adaptada. Atividades com grandes possibilidades de replicar seus conteúdos nas aulas de Educação Física escolar, com construção de equipamentos a partir de materiais alternativos.
Dia 21, quinta, das 8h às 12h e das 14h Às 18h e  dia 22, sexta, das 8h às 12h. Sequencial.
Ginásio de eventos do Sesc. GRÁTIS. Vagas limitadas. Inscrições na Central de atendimento.

18 anos
Arena Move

Beisebol
Com Equipe Instituto Paulo Kobayashi
Um circuito de atividades para pessoas de todas as idades conhecerem e vivenciarem o beisebol, em estações como a gaiola de rebatida, gaiola de arremesso e minicampo.
Dia 23, sábado, das 9h às 13h.
Praça do Mercado Municipal. Apoio: Prefeitura Municipal. GRÁTIS.  6 anos

Dia 24, domingo, das 10h às 16h.
Ginásio de eventos do Sesc. GRÁTIS. Inscrições na hora e local da atividade. 6 anos
Bate-papo

Beisebol: vida de atleta

Com Lucas Rojo

O atleta, que atua na Seleção Brasileira e na equipe de Atibaia, conversa com o público sobre esta modalidade que conquista cada vez mais adeptos no Brasil.
Dia 24, domingo, das 16h às 18h.
Ginásio de evento. GRÁTIS.
Vivência
Beisebol nas escolas
Com Equipe Instituto Paulo Kobayashi
Atividade em parceria com a Diretoria Regional de Ensino e com apoio da Prefeitura

Municipal, para aprendizagem e vivência do beisebol em um circuito lúdico.

De 25 a 27, segunda a quarta, das 8h às 17h30.
Atividade externa. GRÁTIS. Somente para escolas previamente agendadas.

REMS

Como membro da REMS - Rede Esporte pela Mudança Social, as ações do Sesc SP para a Semana MOVE 2017 integram a grade de atividades em comemoração aos #10anosREMS.

Confira a programação completa em https://www.sescsp.org.br/semanamove

Serviço

Semana MOVE

De 23 a 30 de setembro de 2017

Todas as unidades do Sesc São Paulo (capital, litoral e interior)

Classificação indicativa: Livre

Gratuito

Mais informações: http://brasil.semanamuevela.com/

Leia Também

Últimas Notícias