sexta, 26 de abril de 2024
Esquecido ou ignorado?

Sem ser indicado por São Carlos, Grêmio fica de fora da Copa São Paulo

23 Nov 2018 - 14h22Por Gustavo Curvelo/colaborador
Grêmio foi o único clube são-carlense a disputar o Campeonato Paulista Sub20 em 2018 - Crédito: Gustavo Curvelo/DivulgaçãoGrêmio foi o único clube são-carlense a disputar o Campeonato Paulista Sub20 em 2018 - Crédito: Gustavo Curvelo/Divulgação

Apesar de todo o esforço fora das quatro linhas, o Grêmio Sãocarlense não participará da 50ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro. Pleiteando a vaga como equipe sede em São Carlos, o Lobão não foi indicado pelos órgãos competentes do município e ficará de fora da disputa, de acordo com parecer da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Filiado há apenas uma temporada, o quadro gremista só poderia participar da competição se fosse apresentado como time sede, dado que, na condição de convidado, não possui dois anos de vínculo com a FPF.

Segundo o diretor de futebol Faé Simone, o Lobão atendeu a todos os requisitos técnicos para poder ser indicado como equipe da casa em São Carlos. A cidade recebe todos os anos um dos grupos da Copa São Paulo há mais de uma década e, assim como será feito em São Bernardo do Campo em 2019 e acontece em Guarulhos há duas temporadas – três, se considerada a chave daquela cidade na próxima edição –, poderia tentar viabilizar a participação de duas equipes locais no mesmo grupo.

“Ainda não temos dois anos de filiação e por isso só poderíamos jogar o torneio como sede, no próprio município, mas infelizmente não foi possível. Penso que para a cidade seria interessantíssimo ter mais um time na disputa”, ressalta Faé.

Em 2018, o Grêmio foi o único clube são-carlense a marcar presença no Campeonato Paulista Sub-20, único torneio correspondente à faixa etária da Copa São Paulo organizado pela FPF, ficando de fora das oitavas de final da Segunda Divisão por apenas um ponto. Somando a participação da equipe profissional, Sub-11 e Sub-13 no Campeonato Paulista, o Lobão terminou a temporada como a agremiação do município com maior número de categorias disputadas – sempre sem protagonizar atraso, WO ou dívida acumulada em alguma partida.

As circunstâncias, mesmo que não reconhecidas para a disputa da Copa São Paulo, motivam a diretoria a ir mais adiante no próximo ano. Tanto que, mesmo com as próximas competições se iniciando apenas em 2019, os preparativos já começaram.

“Fizemos reuniões nas últimas semanas e elaboramos o planejamento para 2019. Acreditamos que no nosso elenco Sub-20 há atletas em condição de estar no grupo do profissional e serão mais bem avaliados na pré-temporada, que já começou, enquanto outros poderão voltar para o Campeonato Paulista Sub-20 em breve”, disse o diretor.

Além disso, um terceiro grupo de jogadores será respaldado pelo clube até meados de dezembro, com o término do ano escolar. “São os atletas alojados e que também estudam. Eles acreditaram no nosso projeto, disputaram o Sub-20 e não podem simplesmente serem mandados de volta pra casa agora, pois poderiam perder o ano escolar nesse tempo de transição até conseguirem a transferência para uma escola de seu município”

“Portanto, em conversa com o Anderson [Florentino, treinador], ficou determinado que esse pessoal será mantido em São Carlos por enquanto e, aqueles que tiverem condição de participar de torneios futuros pelo Grêmio e em consonância com os objetivos do clube, certamente retornarão”, completa Faé.

Leia Também

Últimas Notícias